sábado, 16 de outubro de 2010

Serristas pintam o rosto e vão às ruas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Oito deputados, vereadores e lideranças da oposição no Estado participaram de movimentação na Avenida Agamenon Magalhães. Com caras pintadas, eles distribuíram santinhos e adesivaram carros

Cecília Ramos

A campanha do presidenciável José Serra (PSDB) definitivamente ganhou novo fôlego em Pernambuco, onde o tucano ficou em terceiro lugar no primeiro turno. O motivo é um só: a real perspectiva de poder das oposições no País. Ontem, uma amostra disso estava nas ruas, no Recife. Oito deputados federais e estaduais, dois candidatos a deputado, duas vereadoras, presidentes de partido e o ex-ministro Gustavo Krause (DEM) foram às ruas de caras pintadas adesivar carros, distribuir santinhos, agitar bandeiras e conversar com eleitores em sinal da Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao comitê central de Serra no Recife.

Com farto material de campanha e mais de 200 militantes gritando: “Dilma já caiu, agora é Serra presidente do Brasil”, o ato contou com o ex-governador Mendonça Filho, eleito deputado federal, que estava ao lado da esposa, Taciana, adesivando carros. O mesmo fez Gustavo Krause, e a filha, a vereadora Priscila Krause (DEM), os deputados Raul Henry (PMDB), Augusto Coutinho e André de Paula (ambos do DEM), entre outros.

A ida para o segundo turno, que não era esperada tanto pela situação quanto a oposição, e as pesquisas de intenção de voto, que apontam queda na vantagem da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, são os ingredientes da euforia das oposições no Estado (PMDB/DEM/PSDB/PPS/PMN). “O quadro atual é que Serra está na fase ascendente e a adversária na descendente. Isso nos dá ânimo novo. A rejeição que ocorre no Sul e em outras regiões do País está chegando ao Nordeste”, avaliou Mendonça, presidente estadual do DEM.

Gustavo Krause, que no primeiro turno não participou de eventos de rua, disse que agora é o momento de “cada um se tornar um militante”. Mas alertou contra o clima de já ganhou. “Não podemos subestimar ninguém. Esse foi um dos erros do PT.”

Após a mobilização na rua, o grupo seguiu para o comitê, onde o deputado Raul Jungmann (PPS) fez um rápido discurso, convocando os presentes a se “engajarem dia e noite rumo à vitória”. O presidente estadual do PSDB, Evandro Avelar, também participou do ato, que reuniu cerca de 300 pessoas. Maior líder das oposições no Estado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que perdeu a eleição para o governador Eduardo Campos (PSB), não participou. Presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PSDB), eleito deputado federal, era aguardado, mas também não compareceu. O dirigente tucano deve participar da agenda de rua no Recife neste final de semana. Hoje, às 9h, deputados e lideranças da oposição e a militância de Serra visitam o Mercado de Casa Amarela e, amanhã, às 10h, fazem panfletagem na Praia de Boa Viagem. O ponto de encontro é a Padaria Boa Viagem.

Nenhum comentário: