sábado, 30 de outubro de 2010

'Sou otimista. Dá para ganhar, para virar', diz FH

DEU EM O GLOBO

Ex-presidente aposta em Minas e em São Paulo

Flávio Freire

SÃO PAULO. Depois de desistir na metade de uma caminhada tumultuada pelo Centro de São Paulo, organizada pelo PSDB em apoio à candidatura de José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que acredita numa virada do tucano sobre Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Fernando Henrique aposta em Minas Gerais e em São Paulo como fiéis da balança na eleição do segundo turno, e garantiu ter feito tudo o que Serra pediu a ele durante a campanha.

Sem esconder seu incômodo com o empurra-empurra durante a caminhada que chegou a atravessar o Viaduto do Chá - onde perdeu a sola de um dos sapatos - Fernando Henrique declarou:

- Sou sempre otimista. Dá para ganhar, dá para virar - disse ele, enquanto deixava a manifestação pró-Serra cercado por três seguranças.

Ao lado dos candidatos eleitos para o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Senado, Aloysio Nunes Ferreira, além do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), o ex-presidente deixou o Largo São Francisco ao lado de centenas de militantes. Acenou, cumprimentou eleitores que se arriscaram a atravessar o cordão de segurança e assistiu à briga entre organizadores do evento e cinegrafistas. Durante a caminhada, Fernando Henrique evitou qualquer declaração.

"É bom gastar sola de sapato, né", diz FH

Ao ser pressionado contra as grades do Viaduto do Chá, o ex-presidente seguiu as orientações dos seguranças e deixou a manifestação. No caminho para o sede do Instituto FHC, também no Centro de São Paulo, respondeu aos jornalistas sobre se considerava o estado de Minas Gerais como o fiel da balança na eleição de amanhã.

- Não só Minas, mas São Paulo também.

Fernando Henrique fez graça com o episódio envolvendo a sola de seu sapato. Ao jornalista que perguntou se seria mais um percalço da campanha tucana, mostrou bom humor:

- É bom gastar sola de sapato, né? - respondeu ele.

Carregando faixas, bandeiras e balões de gás, a militância tucana percorreu as ruas do Centro acompanhada de policiais militares. Pelo menos 50 homens em carros e motos afastavam alguns curiosos que tentavam se aproximar do grupo de autoridades.

Alguns lojistas baixaram as portas dos estabelecimentos temendo confusão, como a que ocorreu em Campo Grande (RJ), quando Serra foi atingido por um objeto na cabeça. Não fossem os inúmeros bate-boca de organizadores com cinegrafistas e fotógrafos, o evento teria transcorrido sem qualquer problema.

Serra, que ontem à noite participou do debate da Rede Globo, no Rio de Janeiro, não marcou presença no evento de encerramento da campanha tucana.

Uma queima de fogos marcou a caminhada pelo Viaduto do Chá, onde os militantes tucanos também soltaram balões de gás verdes e amarelos.

Nenhum comentário: