terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tracking: oscilações e empate Tibério Canuto

Conversei com o nosso amigo, Paeco, da equipe de Gonzáles. Ele confirma que o tracking tucano continua dando empate entre os dois candidatos. Há revezamento entre Serra e Dilma, em termos da liderança, mas sempre em situação de empate técnico. De acordo com suas informações, esta oscilação tem sido levemente favorável a Serra.

É, portanto, um quadro completamente diferente do que têm revelado os institutos de pesquisas, principalmente os tradicionais*.

A oscilação dentro da margem de empate técnico está corretamente descrita na nota publicada pelo blog de Lauro Jardim, da revista Veja, segundo a qual a oscilação vem ocorrendo entre 48% e 52%, ora para um lado, oura para o outro. Eis a nota de Lauro Jardim:

Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trackings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.

Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um eventual triunfo no domingo.

Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos, foram esses mesmos trackings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno
.”

Lauro Jardim”

Na nota de Lauro Jardim existe outra informação relevante. As pesquisas internas do PSDB já registram um empate em Minas Gerais: 50 a 50%, em votos válidos.

Por esta informação, Aécio começou a fazer a diferença nas Alterosas, no segundo turno. Caso o crescimento de Serra se acentue em Minas, a virada em escala nacional pode estar próxima.

É importante fazer um registro. Lauro Jardim tem sido um dos poucos blogueiros a levar a sério o tracking tucano. Quando escreve sobre o assunto, ressalta o grau de acerto do tracking, o único a cravar na mosca, com antecedência, que haveria segundo turno.


FONTE : Blog Pitacos

Nenhum comentário: