domingo, 24 de outubro de 2010

Tucanos farão ofensiva em Rio e Minas

DEU EM O GLOBO

Campanha de Serra acredita que os dois estados, onde Dilma teve melhor desempenho, vão decidir a eleição

Silvia Amorim

SÃO PAULO. A campanha do candidato à Presidência José Serra (PSDB) inicia a última semana convencida de que Minas Gerais e Rio são os estados que vão decidir a eleição. Não é exatamente uma boa notícia para o tucano. Nos dois colégios eleitorais, foi a adversária Dilma Rousseff (PT) quem levou a melhor no primeiro turno. A equipe de Serra está confiante no trabalho feito nesses dois redutos no segundo turno e, para esta semana, planeja uma ofensiva final. De hoje até sexta-feira, estão previstas duas visitas de Serra aos eleitorados mineiro e fluminense.

No Rio, o objetivo do candidato é reduzir a vantagem de Dilma, porque avalia que dificilmente vencerá no estado. No primeiro turno, Serra terminou em terceiro lugar no Rio, com 22,5% dos votos, contra 43,7% da petista e 31,5% de Marina Silva (PV). Já em Minas o esforço é para virar o placar e derrotar a petista, pegando carona na popularidade do senador eleito Aécio Neves (PSDB). No primeiro turno, Serra teve 30,7% e Dilma, 46,9%.

O palpite da coordenação da campanha tem como base pesquisas contratadas pelo marqueteiro Luiz Gonzalez. Os tucanos dão como certa a vitória de Serra nas regiões Sul e Centro-Oeste. O Nordeste é território garantido da adversária e o Norte caminha para dar maioria a Dilma. Pelos cálculos da cúpula tucana, a vantagem que Serra busca consolidar no Sul, no Centro-Oeste e em São Paulo neutralizaria os votos a mais obtidos pela petista no Norte e no Nordeste, restando Rio e Minas para desempatar o jogo.

Apesar do clima tenso da visita ao Rio na semana passada, quando Serra acabou atingido na cabeça por uma bobina de adesivos lançada por militantes do PT, a campanha decidiu que o candidato vai retornar ao estado. O tucano tem compromissos agendados para hoje e terça-feira. Também estão previstas duas idas de Serra a Minas. O PSDB avalia fazer um grande evento com Aécio, que pode se transformar no ato de encerramento da campanha.

- A ideia é fazer uma viagem a Minas antes do debate da Globo e outra depois - confirmou a coordenadora da agenda da campanha, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Nenhum comentário: