sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O "sucesso" do Enem :: Roberto Freire

DEU NO BRASIL ECONÔMICO

Em sua passagem por Moçambique, onde, entre outras coisas, foi convidado a dar uma aula magna, o presidente Lula, ao ser indagado sobre o acontecido com o Enem no fim de semana, disse que "foi um sucesso maravilhoso, mobilizando mais de 3 milhões de jovens". "Não será por conta de erros em alguns gabaritos que teremos problemas".

A mesma opinião certamente não têm os mais de 3,5 milhões de jovens que participaram das provas, muito menos seus familiares.

Ou seja, repetiu-se o acontecido no ano passado, quando o Ministério da Educação teve que cancelar as provas por conta de um funcionário da gráfica contratada que "vazou" as mesmas, demonstrando a seriedade com que o governo Lula trata as questões da educação.

Frise-se que a Polícia Federal não concluiu até agora as investigações que permitissem averiguar quem foram os responsáveis por tamanha irresponsabilidade.

Ao que parece, a lição não foi aprendida, pois mais uma vez assistimos a gravíssimos problemas na realização da prova, com os mesmos personagens institucionais envolvidos, prejudicando mais de 3,5 milhões de jovens ao tornar indefinido o seu acesso ao ensino superior, obrigando a própria Justiça a intervir para que as provas sejam refeitas.

No apagar das luzes do governo Lula, essa nova trapalhada do MEC vem coroar oito anos de descaso com a educação, como pode ser facilmente aferido pela baixa qualidade do ensino público, como denunciado por nosso Índice do Desenvolvimento Humano, da ONU, onde ocupamos o vergonhoso 73º lugar.

Esse é o resultado lógico de uma política que, em vez de aprofundar as conquistas do Fundef e Fundeb, investindo pesadamente na qualidade do ensino fundamental e básico, optou pela saída demagógica do pró-Uni, que garante aos estudantes mais pobres acesso a um ensino superior precário, visando tão somente propaganda eleitoral, sem tocar no cerne da questão: ensino de qualidade.

Fosse um governante sério e comprometido com o futuro do país, há muito que o atual ministro já teria sido demitido. Mas como o que interessa ao presidente é o brilho fácil e enganoso do marketing, vemo-nos arrastados a uma situação vexatória, com milhares de jovens prejudicados pela incompetência de um governo incapaz de assegurar a lisura de uma prova nacional.

Mais uma vez o atual governo demonstra sua formidável incompetência gerencial, desnudando os meandros obscuros de licitações de empresas que não garantem a qualidade do serviço que vendem, e um contingente imenso de jovens - com o silencio obsequioso da Ubes e UNE - sem saber o que lhes reserva esse processo de seleção.

Eis, despido de veleidades propagandísticas, o "maravilhoso sucesso" do Enem a que o presidente tão orgulhosamente se refere em terras estrangeiras, enquanto seu ministro da educação (com "e" minúsculo) busca uma solução para salvar seu cargo e da patuscada em que meteu nossa juventude.

Roberto Freire é presidente do PPS

Um comentário:

Tiago Bruiton disse...

Todos sabem que todos os países que experimentaram um salto qualitativo sensível, legítimo e duradouro na educação nas últimas décadas investiu pesadamente em ensino básico, médio e técnico.

O governo quer babar os incautos com ensino superior (quase) "de grátis" e incentivando a pesquisa pública que não retorna nenhum dividendo. Vide pesquisa recente sobre produtividade científica comercial no Brasil -> gastamos muito mas gastamos mal é a conclusão. Coisa que conhecemos tanto!

Aos amigos a lei, aos inimigos os rigores da lei... e da vida!