quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Planalto reprova aparição de Dirceu na TV

DEU EM O GLOBO

Assessores de Dilma temem sombra do mensalão na transição

BRASÍLIA. Os assessores da presidente eleita Dilma Rousseff desaprovaram a entrevista de José Dirceu no programa Roda Viva, da TV Cultura, segundafeira. O ressurgimento de Dirceu logo após a eleição não foi bem recebido no Palácio do Planalto. O consenso é que o ex-chefe da Casa Civil deveria mergulhar novamente. E logo.

Há entre os auxiliares de Dilma receio de que as aparições de Dirceu, réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, acabem contaminando a transição. Até mesmo interlocutores de Dirceu não escondem a contrariedade com a busca de Dirceu pelos holofotes.

Na campanha, Dirceu foi escalado nos bastidores para cumprir missões de Dilma e até mesmo do presidente Lula, no partido e com aliados. Mas, publicamente, Dilma negou contato recente com ele. A proximidade de Dirceu e Dilma foi usada na propaganda do tucano José Serra na campanha, com impacto negativo, segundo pesquisas do PT.

Na entrevista, Dirceu se disse injustiçado por Serra e afirmou que o discurso do tucano, domingo, o surpreendeu pela agressividade. Apesar de essa ser opinião majoritária no PT, a avaliação é que Dirceu foi na mão contrária à do discurso de Dilma de esfriar os ânimos e criar clima de pacificação.

Nenhum comentário: