sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PMDB já quer apoiar Anastasia

DEU NO ESTADO DE MINAS

Bancada do partido do principal adversário nas urnas do governador reeleito descarta união com o PT em oposição e deverá compor base aliada na Assembleia Legislativa

Alice Maciel

Com oito deputados eleitos, o PMDB, partido do candidato derrotado ao Palácio da Liberdade Hélio Costa, deverá compor a base aliada do adversário nas urnas, o governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB), segundo declarou ontem o líder da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Vanderlei Miranda. Nos bastidores, o apoio já está confirmado.“É muito possível, e há um sentimento da bancada de que a gente vá se alinhar ao governo. Nós estamos conjugando o verbo eleição no passado”, afirmou. Com isso, a oposição na Casa passa a ser feita apenas pelo PCdoB e PT que somam 11 deputados na legislatura atual e 13 na próxima. Vanderlei participou ontem da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, no Expominas.

Como não existiu uma coligação proporcional entre PT e PMDB durante o processo eleitoral, os peemedebistas não têm nenhum compromisso com os petistas, sustenta Vanderlei Miranda. Segundo o deputado, quando sua legenda fez parte do bloco de oposição ao lado do PT, antes das eleições, visava a um projeto para o período do pleito de uma chapa que incluiria os dois partidos e o PCdoB. “Como nosso plano não teve o final que imaginávamos, entendemos que não há mais motivo para a continuação do trabalho em bloco”, disse. Para o líder da bancada peemedebista, uma união com o PT está descartada.

De acordo com Vanderlei Miranda, “a pedido do governador”, a bancada do PMDB vai se reunir com Anastasia, na próxima semana, para discutir uma possível aliança. Também estarão na pauta as intenções do governador ao pedir autorização à Assembleia para editar leis que mudem a estrutura da administração pública de Minas Gerais
O líder da bancada peemedebista afirmou não é o momento para negociar cargos no governo Anastasia. “Eu acho que o nosso alinhamento com o governo não pode se dar pela imposição de ocupação de cargos ou pela exigência de ocupação de espaço. É claro que, se o governador Anastasia manifestar a vontade de ter o PMDB alinhado com ele, vamos apresentar nomes”, disse.

Segundo o deputado, não existe o menor constrangimento em apoiar Anastasia, apesar de, em âmbito nacional, o partido do governador reeleito, o PSDB, fazer parte da base de oposição à coligação da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), integrada pelo PMDB. “Nosso mandato está aí renovado, fomos reeleitos e precisamos pensar em como conduzir o nosso mandato da melhor maneira possível, para que possa resultar num melhor trabalho para aqueles que confiaram a nós o seu voto”, acrescentou.

Mesmo com a minoria de 13 deputados para a próxima legislatura, o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado estadual Padre João, afirmou que a oposição vai continuar a trabalhar com responsabilidade e qualidade. “Sem a oposição, o governo do estado não avança, ele depende de nós. Não tem como comungar dos princípios desse governo”, disse.

Presidência – O deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), cotado para assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mostrou-se confiante na indicação. Segundo ele, tem havido manifestações espontâneas dos colegas em seu favor. “O PSDB naturalmente é o grande protagonista e está conduzindo isto de forma muito natural”, avaliou. O vice-governador eleito e governador exercício, Alberto Pinto Coelho (PP), disse ainda que as conversas na Assembleia seguem “no sentido de uma grande expectativa que existe em torno de um novo tempo”.

Nenhum comentário: