terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Com ministros, blog do Planalto defende 'Era Lula'

DEU EM O GLOBO

Textos contestam caderno do GLOBO e afirmam que especial ignorou avanços reais obtidos nos últimos oito anos

BRASÍLIA. O blog do Palácio do Planalto publicou ontem uma coletânea de textos escritos com a colaboração de dez integrantes do governo - entre eles, ministros de Estado - para tentar contestar caderno especial produzido pelo GLOBO que circulou no último domingo. Em 28 páginas, o jornal fez uma análise dos oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O blog considerou que as reportagens e artigos não teriam mostrado "os avanços reais do Brasil na Era Lula". Os textos do blog foram apresentados com o título "Balanço da Era Lula no Globo: Olho torto entorta a vista".

Na apresentação, o blog reclama da imprensa de modo geral. "Como disse o presidente Lula no dia em que registrou em cartório seu legado, a imprensa não tem interesse nas ações construtivas do governo, ela prefere focalizar as destrutivas. Cabe ao próprio governo fazer chegar à sociedade o contraponto."

O blog afirma que "as chamadas das matérias (do GLOBO) puxam para o lado negativo, embora vários analistas apontem avanços". E conclui: "A chamada é sempre para o lado vazio do copo, e não o lado cheio".

O blog critica a análise econômica do governo Lula feita pelo jornal. "PIB de 2010 foi o maior em 25 anos, mas (o jornal) credita em parte à recessão de 2009. Ao analisar o déficit em transações correntes de US$50 bilhões em 2010, não credita igualmente à crise internacional". Ainda segundo o Planalto, há um mito de que o Brasil recebido por Lula estava economicamente resolvido. "A situação econômica do Brasil no final de 2002 era extremamente frágil. O crescimento do PIB era lento e a inflação tinha atingido dois dígitos e estava acelerando", diz um dos textos.

O blog contesta o que O GLOBO publicou sobre a saúde. "O Globo chama de "medíocres" os níveis de mortalidade materna e neonatal do país. É desconhecimento ou má-fé. Os índices de mortalidade neonatal, infantil e materna vêm caindo de maneira sustentada no país", afirma outro texto. O texto contesta informação de que o SUS é destinado a uma minoria privilegiada, informando que 160 milhões de brasileiros dependem do atendimento público de saúde.

Um dos textos nega inchaço da máquina. "O aumento líquido do número de concursados foi de 15% (74,5 mil) de 2003 a 2010, enquanto o acréscimo do emprego formal total (2003 a nov/2010) foi de 53% (15.068.090). Este aumento não foi explosivo, uma vez que recuperou gradualmente o volume do início da década de 1990", argumenta.

Os 13 textos do blog tratam de temas como inclusão social, educação, saúde, infraestrutura, reforma agrária, economia e transporte. Segundo o blog, tiveram a colaboração dos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores); Luiz Paulo Barreto (Justiça); José Gomes Temporão (Saúde); Fernando Haddad (Educação); e Paulo Passos (Transportes), além da subchefe de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil e futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, entre outros.

Nenhum comentário: