sábado, 25 de dezembro de 2010

Fórum para alinhar discurso no país

DEU EM O GLOBO

SÃO PAULO. - Para ajudar no entrosamento entre governadores tucanos e líderes do partido no Congresso, a sugestão é a formação de um fórum, que reúna a cada três meses os oito governadores eleitos pelo PSDB, deputados e senadores. Esses encontros definiriam linhas de atuação a curto prazo, como posicionamento sobre questões em discussão no Congresso e discursos de contraponto ao governo Dilma. A falta de sintonia entre essas lideranças é apontada pelos próprios tucanos como um dos principais erros da oposição nos oito anos do governo Lula.

Janeiro também é a data das eleições de líderes de bancadas na Câmara e no Senado. O processo deve se dar sem disputas e rachas no PSDB.

No Senado, Álvaro Dias (PR) é o nome para conduzir a bancada até 2012. Na Câmara, deverá ser escolhido o paulista Duarte Nogueira. Num acordo avalizado por Aécio, os deputados mineiros retiraram a candidatura de Paulo Abi-Ackel, em troca do cargo de líder da minoria. Embora o tema não tenha sido tratado nas conversas, os mineiros também esperam ter seu gesto reconhecido, em 2012, com a eleição de um deputado de Minas para o próximo líder da bancada.

— Temos de ficar unidos para ajudar no projeto de refundação do partido. Não é hora de enfrentamentos — disse Abi-Ackel.

O deputado Zenaldo Coutinho (PA), que também havia tido seu nome colocado para o posto, abriu mão em favor de Nogueira. Agora, o paulista trabalha para ter o apoio de Otávio Leite (RJ), para oficializar uma candidatura de consenso.

— Essa convergência é sinal de maturidade, responsabilidade e desprendimento dessas lideranças para com o futuro do partido — afirmou Nogueira.

Com a situação sob controle, o foco de atenção agora deve ser Aécio e seus movimentos para se firmar como líder maior da oposição nos próximos anos.

Nenhum comentário: