quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Para evitar racha, DEM antecipa sua troca de comando

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Maia, que deixaria presidência no fim de 2011, propõe convocar convenção em março para eleger nova chefia

Troca de presidente é pedido de Kassab para permanecer no partido; proposta surpreende grupo de Bornhausen

Gabriela Guerreiro

BRASÍLIA - O DEM antecipou para março de 2011 a troca no comando da sigla na tentativa de evitar um racha definitivo da legenda, provocado por briga dos grupos liderados pelo ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC) e pelo presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em reunião da Executiva Nacional ontem, Maia apresentou a proposta de convocar para o dia 15 de março convenção nacional extraordinária da sigla para a eleição de seu novo comando.Apesar da proposta representar a antecipação de sua saída da presidência -prevista para o final de 2011-, o gesto dá fôlego para Maia ficar no comando sem ser afastado pelo grupo adversário.

A troca na presidência era a principal reivindicação do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), desafeto de Maia, para permanecer no DEM.

Bornhausen disse que o gesto de Maia foi "unilateral", sem a possibilidade de contestação dos adversários. A Folha apurou que a proposta pegou de surpresa o grupo de Bornhausen.

Na reunião, não houve espaço para questionamentos à proposta de Maia, uma vez que o regimento do DEM faculta ao presidente convocar convenções nacionais. Com isso, a decisão sobre a troca do comando, que estava restrita à Executiva, se amplia para uma convenção.

"Não adiantava insistir numa tentativa de um acordo porque ele se tornou inviável", afirmou Maia.

Caberá à Executiva eleita em março definir as datas em que serão feitas convenções para a definição de candidaturas às eleições de 2012. Kassab defende a antecipação da troca no comando para se fortalecer na sigla de olho nas convenções municipais.

Após a reunião, Maia responsabilizou José Serra (PSDB), candidato derrotado à Presidência, pelo fraco desempenho da oposição nas urnas. Presidente do PSDB, Sérgio Guerra disse que Serra fez "grande esforço" para vitória da oposição.

Nenhum comentário: