quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Polícia e opinião pública:: Fernando de Barros e Silva

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

SÃO PAULO - Uma grande amiga, pessoa muito inteligente, me pergunta por que intelectuais "progressistas", ou "de esquerda", incluindo aí alguns jornalistas, têm dificuldade de reconhecer o êxito e a importância da operação policial-militar no Complexo do Alemão.

É uma boa provocação. Seria, de fato, uma tolice ignorar que foi dado, com a ocupação do Alemão, um passo importante, inclusive "histórico", contra o crime organizado no Rio.

Tenho, no entanto, muitas dúvidas sobre as motivações reais dessa operação "de guerra" e mais ainda sobre os seus desdobramentos "saneadores" daqui por diante.

A presença militar no morro meses a fio abre caminho para que membros das Forças Armadas sejam cooptados pelo tráfico ou, até mais provável, por milícias. Como se deu na Colômbia, por exemplo.

Mas estamos, os mais céticos, na contramão e em franca minoria.

O problema, minha amiga, é o seguinte: a opinião pública não está dividida entre os que aprovam e os que desaprovam a ação policial. Divide-se entre os que estão eufóricos com a tomada do território e os que, também eufóricos, ainda estão frustrados com a ausência de uma bela pilha de cadáveres para exibir como troféu nos jornais e TVs.

A cobertura da mídia, superlativa e igualmente eufórica, também tem oscilado, em boa medida, entre a "catarse da libertação" e a "sede de justiçamento". Na exibição ostensiva do rosto em close de traficantes capturados pela polícia há um pouco dessas duas coisas, para além do trabalho jornalístico.

As comparações do que se passa no Rio com o Dia D ou o 11 de Setembro sintetizam o delírio épico e a marcha oficialista dos últimos dias.

A Folha de hoje, porém, informa que a própria polícia já investiga desvios de drogas e de armas apreendidos no morro. A suspeita se soma aos relatos de roubos, truculências e até torturas contra moradores durante a revista das casas. Mas isso, como diria Sérgio Cabral, é papo de otário. E de jornalista.

Nenhum comentário: