sábado, 18 de dezembro de 2010

PSDB projeta 'nova oposição'

DEU NO ESTADO DE MINAS

Ana Carolina Utsch

O presidente do PSDB mineiro, deputado Nárcio Rodrigues, afirmou que o senador eleito Aécio Neves (PSDB) vai inaugurar uma nova forma de fazer oposição no Congresso Nacional. A expectativa é que o ex-governador tenha uma atitude mais convergente, o que pode viabilizar, segundo o deputado, até mesmo a aproximação do PSDB com partidos aliados da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Muitos desses partidos apoiaram Dilma, mas são próximos a Aécio, pelo menos em Minas Gerais.

O deputado descartou a possibilidade de uma oposição mais agressiva, nos moldes dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), mas ressaltou que o PSDB terá um discurso contundente de defesa das conquistas do partido e vai apontar e “desnudar” os erros do PT. A reforma política, tributária e a revisão do pacto federativo serão prioridades para o PSDB de Minas no Congresso. Se depender dos mineiros, Dilma vai iniciar seu governo com uma oposição mais silenciosa, embora bastante atenta aos primeiros passos da presidente.

Em relação ao resultado das eleições, Nárcio Rodrigues disse que o partido obteve um bom resultado ao eleger oito governadores e obter 46% dos votos dos brasileiros. “Não há prejuízo, nós nos firmamos como uma alternativa para o que está no poder”, ressaltou o deputado, que não quis antecipar a candidatura de Aécio Neves em 2014. “O melhor neste momento é que ele fique à vontade para somar forças.” As declarações foram dadas pelo deputado antes da cerimônia de diplomação dos eleitos, realizada pelo TRE ontem. O presidente dos tucanos em Minas destacou ainda a votação do PSDB na capital, onde Anastasia conseguiu quase 75% dos votos válidos, e o candidato José Serra venceu Dilma Rousseff no segundo turno. “Somos protagonistas em Belo Horizonte.”

Nenhum comentário: