quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Um misto de prestação de contas e pajelança

DEU EM O GLOBO

Até Erenice Guerra foi convidada

Depois de muitas despedidas em cerimônias pelo mundo e país afora, o presidente Lula comanda hoje, no Palácio do Planalto, um megaevento para apresentar o balanço de seus oito anos de governo. E para, mais uma vez, se despedir do poder. Será uma festa de congraçamento entre atuais e ex-companheiros de governo, com 800 convidados - um verdadeiro beija-mão. Lula vai reunir atuais ministros e ex-ocupantes de cargos do primeiro escalão e de presidências de estatais e bancos públicos para registrar em cartório o trabalho realizado pelos petistas desde 2003.

Todos os colaboradores da obra de Lula foram convidados, entre eles os ex-ministros José Dirceu e Luis Gushiken, do antigo núcleo duro do Planalto; Antonio Palocci, futuro ministro da Casa Civil; a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, que por pouco não deixa à deriva o barco da então presidenciável Dilma Rousseff; e até mesmo a própria Dilma, que sucederá a Lula.

O Palácio do Planalto, no entanto, não confirmou a presença de nenhum ex-auxiliar, mas informou que todos os atuais 37 ministros estarão presentes na cerimônia. A assessoria da presidente eleita não confirmou oficialmente a presença dela, mas é considerada certo que ela irá ao Planalto.

Na cerimônia, será lançado um livro com tudo o que Lula diz ter feito. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, apresentará um portal onde estarão todas as informações e, em seguida, Lula assinará uma ata e entregará o documento para ser registrado em cartório. Uma vez cumprido o ritual, será a vez de o presidente discursar e falar do legado que deixará para Dilma.

A solenidade, prevista para a parte da manhã, terá início com a apresentação de um vídeo que mostrará as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), efeitos do Bolsa-Família, os programas sociais em geral e o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário: