sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reflexão do dia – Em defesa da democracia

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em valorizar a honestidade.
É constrangedor que o presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas 24 horas do dia. Não há "depois do expediente" para um chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no "outro" um adversário que deve ser vencido segundo regras da democracia, mas um inimigo que tem de ser eliminado.


(do manifesto em defesa da democracia)

O pilar da liberdade:: Roberto Freire

DEU NO BRASIL ECONÔMICO

Desde seu surgimento na Ágora ateniense, a democracia se distinguiu como um sistema de governo que sempre teve por base a autonomia de seus participantes e a liberdade de expressão.

Local de exercício do logos - capacidade de por meio da palavra e do pensamento, influir na organização da cidade -, a polis grega foi o lócus da emergência das mais fundas tradições do mundo ocidental: a ideia de liberdade como norma para participação da política e do livre pensar como definidor da cidadania.

Desde então, até sua consolidação como sistema de governo adotado por nossa tradição ocidental, muitas lutas foram travadas ao longo da história da humanidade, até que os ideais de autonomia e liberdade fossem transformados em valor inquestionável e conquista do humanismo.

Não por acaso, todo governo autoritário, ou com essa vocação, a primeira coisa que busca de forma persistente é tentar tornar letra morta o preceito da liberdade de expressão e obstar a liberdade de imprensa, como primeiro e inevitável passo para cercear a própria atividade política, materializada no Parlamento.

Em nosso país, a liberdade de imprensa sempre foi um estorvo para forças não democráticas, justamente pelo papel que sempre representou de instrumento da cidadania ao denunciar seus abusos contra a ordem democrática, quando na gestão do Estado.

Não por acaso, a intelligentsia do PT, bem como suas mais destacadas lideranças, desde sua fundação sempre teve a imprensa como inimiga de seu projeto de poder.

Como ficou evidente, logo após a posse de Lula, atente-se para os primeiros projetos de lei visando "regular" o exercício do jornalismo no país, por meio da criação de um Conselho Federal de Jornalismo e Conselhos Regionais de Jornalismo, integrados por jornalistas com a atribuição de "orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de jornalista e da atividade do jornalismo".

Sem falar do desejo de expulsar do país o correspondente do New York Times, Larry Rohter, por conta de suas matérias que muito desagradaram ao presidente Lula, usando para tanto a legislação oriunda da ditadura militar, de triste memória.

O fato é que depois do mensalão, e dos variados casos de corrupção no governo, coroado agora com mais um escândalo envolvendo diretamente a Casa Civil, responsável pela articulação política do governo, o PT, a partir do presidente da República, e suas entidades cooptadas decidiram partir para o ataque direto contra a imprensa e a liberdade de expressão.

No exato momento em que se avoluma uma série de denúncias que põem a nu a estrutura de funcionamento do governo Lula, sem que sejam desmentidas, todo seu governo é mobilizado contra a missão essencial de todo jornalismo, que é de informar a sociedade. E coloca-se frontalmente contra o direito constitucional de liberdade de expressão, ameaçando de forma clara o Estado de Direito, tão duramente conquistado.

Sabemos, por experiência própria, que sem liberdade de imprensa não existe sociedade livre! A hora, pois, é de mobilização em defesa da democracia!


Roberto Freire é presidente do PPS

Razões :: Merval Pereira

DEU EM O GLOBO

Está acontecendo um fenômeno interessante em relação à última pesquisa do Datafolha, que registrou uma redução da diferença entre a candidata que lidera, Dilma Rousseff, e seus oponentes, notadamente o tucano José Serra e a verde Marina. Nenhum deles liga essa queda diretamente ao escândalo envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, por motivos distintos.

A campanha de Dilma, como é natural, minimiza os novos dados, ressaltando que eles estão dentro da margem de erro. É verdade, embora nesses casos uma soma de pequenas subidas e descidas acabe levando o resultado para além da margem de erro.

É o caso atual, em que Dilma caiu dois pontos, Serra subiu um e Marina Silva, a maior beneficiária das mudanças, subiu dois, e a diferença entre quem lidera e os demais caiu para 7 pontos percentuais.

Na verdade, essa diferença é de cerca de 4 pontos, pois o que sair de Dilma vai ou para Serra ou para Marina.

Já a campanha de José Serra também minimiza a influência dos escândalos na mudança de resultado. O marqueteiro Luiz Gonzalez, cada vez mais certo de sua estratégia, diz que a evolução lenta da candidatura Serra deve-se à formação da imagem através da acumulação de informações sobre o candidato.

Na teoria de Gonzalez, nem mesmo o escândalo dos "aloprados" de 2006 teve a ver com o crescimento da candidatura de Geraldo Alckmin nos últimos dias, chegando a surpreendentes 42% de votos no primeiro turno.

Tanto seria verdade que a campanha para o governo paulista não teria sido afetada pelo escândalo local, com o agravante que o alvo principal do dossiê era mesmo Serra, e o coordenador da campanha de Mercadante estava envolvido na operação.

Os filmetes mais agressivos que estão aparecendo na internet foram vetados por Gonzalez para o programa de propaganda eleitoral pela televisão justamente sob a alegação de que eles não correspondem à estratégia traçada por ele desde o início da campanha.

A ida para o segundo turno, se acontecer, seria, portanto, uma consequência da campanha como um todo, apesar das críticas que ela vem recebendo de vários setores do PSDB.

O crescimento de Serra no Nordeste, por exemplo, seria consequência das promessas de aumento do salário mínimo para R$600 e 13º para a Bolsa Família, promessas demagógicas que teriam efeitos eleitorais nas camadas mais pobres da população.

O senador Efraim Morais (DEM) foi o primeiro a entrar nessa festival de demagogia apresentando o projeto do 13º do Bolsa Família.

Aprovado no Senado, desde novembro de 2006 encontra-se na Câmara dos Deputados para votação. Serra, para não ficar claro que cai em contradição quando apresenta propostas eleitoreiras como essa quando se diz um gestor competente e critica o aumento de gastos do governo federal, alega que sabe onde cortar os desperdícios para viabilizar seus projetos.

Para efeito de provocar impacto no eleitorado, deve dar como exemplo de desperdício do dinheiro público os diversos cargos ocupados por parentes e amigos da família de Erenice Guerra.

"Quantas outras famílias petistas não existem espalhadas pela máquina pública", pergunta Serra.
Para poder viabilizar um segundo turno, Serra precisa crescer sobre o eleitorado mais pobre, onde a candidata oficial Dilma Rousseff lidera com grande margem.

Mas quem está mais bem posicionada para pegar uma eventual "onda" de descontentes no eleitorado é a candidata do Partido Verde, Marina Silva, que cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado.

Marina saiu de 11% na semana passada para 13%, dentro da margem de erro, mas cresceu mais em alguns setores, como os 8 pontos percentuais entre os que ganham de cinco a dez salários mínimos, que representam cerca de 10% dos eleitores. Serra subiu outros 6 pontos, e Dilma, por sua vez, caiu dez pontos, o que indica que os dois candidatos da oposição tiraram votos de Dilma e dos indecisos.

No Rio de Janeiro, Marina, pelo Datafolha, subiu cinco pontos e empatou tecnicamente com Serra. Em uma pesquisa do Instituto GPP feita para o PV do Rio, Marina já aparece à frente de Serra no estado.

Os dirigentes do Partido Verde acreditam que essa tendência deverá se repetir em muitas cidades grandes, especialmente em Minas Gerais.

No Distrito Federal, quem se beneficiou com a queda de Dilma foi também Marina, que passou Serra. Os efeitos da crise na Casa Civil foram, para o Datafolha, os responsáveis pela mudança da tendência de parte do eleitorado, mas Marina prefere atribuí-la à sua disposição de discutir programa de governo, sem imiscuir-se na briga de foice entre os dois principais candidatos.

A afirmação de Marina de que a "onda verde" ainda a levará mais longe nesta eleição é baseada em pesquisas qualitativas que mostram uma grande aceitação de sua figura política.

Os verdes acreditam que dois fatores ainda alterarão os resultados das pesquisas até o final da campanha: o voto oculto, e o voto útil.

O voto oculto estaria concentrado nos setores mais pobres da população que, temendo perder os programas assistenciais, anunciam que votarão em Dilma, mas, na verdade escolherão Marina na cabine.

Haveria também o voto dos evangélicos, que estão sendo orientados em diversos pontos do país a não votar em Dilma por que o PT seria favorável ao aborto.

Já o voto útil viria do eleitorado mais esclarecido que chegaria à conclusão de que Marina tem mais condições políticas de derrotar Dilma num segundo turno do que Serra. A conjunção desses fatores levaria a candidata do Partido Verde a um segundo turno.

No lado do PSDB, a torcida é que Marina cresça mesmo, mas não acreditam que ela tenha fôlego para ultrapassar Serra na reta final.

O problema para Serra é que se ele chegar ao segundo turno à custa da subida de Marina, terá que tentar manter o eleitorado da candidata do Partido Verde.

Lógica de palanque:: Dora Kramer

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Sempre foi muito difícil conversar com Luiz Inácio da Silva e, pelo visto na entrevista ao Portal Terra, nada mudou.

Os oito anos na Presidência não serviram para que Lula aprendesse a atuar numa lógica diferente da que considera a disputa permanente o motor da vida. O mundo, as coisas para ele têm essa dimensão: há o nós, há o eles, há o objetivo e um só valor, o resultado.

O resto - os meios, os preços, a coerência, a decência, as circunstâncias, as consequências - não interessa. A dinâmica mental do presidente - isso fica nítido na esclarecedora entrevista - é apenas partidária.

Tanto que se define em um momento como "dirigente partidário", no outro diz que não exerce a Presidência com viés partidário e, no seguinte, defende seu direito de assumir "um lado" quando em época de eleições.

Lula acha que pode adaptar as regras da República à própria conveniência - uma delas a suspensão das obrigações presidenciais em períodos de campanha, sem sequer aludir à hipótese de pedir uma licença do cargo - e mede as pessoas por sua régua.

Acredita que todos competem o tempo todo. Exibe absoluta convicção de que os meios de comunicação disputam e que a informação é só um negócio de fachada.

Lula tem até razão quando defende que os veículos assumam suas posições político-eleitorais com clareza. Isso muitos fazem no mundo desenvolvido e aqui um ou outro até ensaia fazer.

Lula erra, contudo, quando generaliza e acha que toda crítica tem sentido partidário, que toda informação quando prejudica ou favorece alguém esconde uma motivação eleitoral.

Não percebe, por exemplo, que o que chama de "neutralidade disfarçada" muitas vezes ocorre exatamente por receio da patrulha e para não dar margem a desqualificações.

É manifestação da mesma visão atrasada que o faz desafiar jornais, revistas, rádios e televisões a entrarem na briga dos partidos. Se de um lado os veículos não assumem posições, de outro se o fizessem seriam alvos de acusações porque os políticos em geral - e os cidadãos também - não sabem separar o direito de opinar do dever de informar.

Ademais, há muitos, senão a maioria, que simplesmente não têm posição contra ou a favor de alguém. As pessoas podem adotar critérios que não os partidários. Por exemplo, a diferenciação entre certo e errado, legalidade e ilegalidade.

Quanto à defesa que Lula faz do próprio direito de assumir "um lado" na eleição, ninguém diz que ele não pode apoiar uma candidatura nem dar palpites.

Não pode é desrespeitar as leis, passar por cima do princípio da impessoalidade previsto na Constituição e ainda escarnecer do antecessor a quem hoje chama de "perdedor", mas a quem agradeceu a "imparcialidade" no processo, assim que foi eleito em outubro de 2002.

Contra-ataque. A nova publicidade tucana que circula exclusivamente na internet é agressiva? Bastante. Agora, o conteúdo dos filmetes é indubitavelmente oposicionista, em tom muito diferente daquele adotado habitualmente pelo PSDB e que tem sido alvo de críticas por excessivamente ameno.

A propaganda lança mão de alegorias de tintas bem carregadas e, neste aspecto, luta com as armas adotadas desde sempre pelo PT e particularmente escolhidas para uso nesta eleição pelo presidente Lula.

Bonito de ver não é, mas em matéria de agressividade e ausência de civilidade no trato o PT e Lula são os últimos a poder reclamar.

Inclusive porque quando o trato é cortês confundem cortesia com covardia.

Dois pra lá, dois pra cá. A rigor, a nova pesquisa Datafolha não registra "queda" nos índices de intenção de voto em Dilma Rousseff nem inversão de tendência.

Houve, para usar o jargão dos analistas, uma "oscilação para menos". O movimento parece mais uma acomodação normal à multiplicidade de posições existente no eleitorado.

Uma campanha que ensurdece:: Maria Cristina Fernandes

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Nos comícios que tem animado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva custa a falar. Ao ser anunciado, é precedido pela plateia que grita seu nome e canta o "Lula-lá" da campanha de 1989. Quando começa a falar, Lula ainda divide espaço com o barulho da multidão, que silencia aos poucos até ser novamente inflamada.

Num desses comícios, Lula disse que os donos de jornal e revistas não devem ler suas publicações senão se envergonhariam do produto que estão entregando a seus leitores. O argumento pode não estar completamente desprovido de razão, mas a voz rouca dos comícios que frequenta o está ensurdecendo. O presidente também não deve estar assistindo às reprises de seus comícios. Veria que não há do que se orgulhar.

Política é comunicação, teorizou seu antecessor, que ganhou duas eleições sem o dom de se dirigir às massas. Inspirado pela convicção de que não tem rival em palanque, Lula tem sido abandonado por sua proverbial inteligência ao reagir à onda de denúncias em que se afunila a campanha.

Eleitor não passa de mãos nem é joguete de mistificações

É um despautério que o presidente da República suba num palanque e diga que os donos da voz lhe têm ódio. A animosidade é transmitida à sua candidata, que exibiu descontrole e a veia saltada na lateral da testa ao brandir papeis no ar em contestação a uma reportagem. Não é improvável que o rancor já tenha ensurdecido todo seu entorno.

Parece inacreditável que, depois do histórico de batalhas de fatos e versões que o PT já enfrentou em cinco eleições presidenciais, não apareça ninguém para dizer a essa gente que serenidade é um atributo de vencedores. É a uma situação de desvantagem que o eleitor associa o destempero. Ao se colocar na sintonia do descontrole, parece que é a campanha petista e não a oposição que está desesperada. Não deve ser outro o motivo por que Marina e sua inabalável compleição apareçam como a herdeira dos eleitores afugentados do embate tucano-petista.

A campanha de 2006 é pródiga em indícios de que foi a reação de Lula, e não as denúncias em si, que levaram a disputa ao segundo turno. Na comparação das pesquisas o impacto do noticiário negativo hoje parece mais concentrado na classe média escolarizada do que em 2006.

No sempre arriscado prognóstico de planilha, a queda, para ser representativa, precisará atingir a base da pirâmide eleitoral. Há que se considerar, ainda, que Dilma hoje tem uma vantagem muito mais homogênea no eleitorado do que Lula na sua reeleição.

Gente de pesquisa costuma usar a imagem da boca do jacaré para descrever as curvas de intenção de voto de dois candidatos que, ao longo da campanha invertem suas posições. Nesta campanha a boca do jacaré começou a se escancarar entre julho e agosto. O Datafolha foi o último instituto a registrar que a boca se abria e o primeiro a detectar que está se fechando.

A reação destemperada do PT indica que, na sua avaliação, a curva decorre de noticiário que se arvora no papel de polícia, promotor e juiz. Se esse diagnóstico, por mais preciso que seja, insistir em municiar a virulência da reação petista, virá o bote do jacaré.

Não deve ser fácil para Lula, às vésperas de deixar o governo no panteão dos presidentes mais bem avaliados da história, assistir à valoração de teses que põem em dúvida o Estado de Direito, e de analogias estapafúrdias com Hitler, Mussolini e Putin.

Sua liderança nasceu com a redemocratização e cresceu com a liberdade de imprensa. Como presidente, resistiu a conquistar mais um mandato e, com isso, deu uma demonstração mais radical de respeito pelas instituições do que o governo que o precedeu.

Se Lula avalia que o governo e a campanha de sua candidata são injustiçados pela imprensa não é seu papel como presidente da República comprar essa briga em palanque. A militância petista deslocou-se da porta de fábrica para a blogosfera com agressividade suficiente para enfrentar movimentos que reúnem desde os 60 manifestantes do Largo São Francisco até a caserna de pijama.

O destempero com que os petistas se conduzem nessa reta final de campanha é filho do mesmo emocionalismo despolitizante com que a inauguraram. No principal jingle da campanha Lula diz a Dilma que entregará em suas mãos o seu povo. Inconformados pela estabilidade das pesquisas e movidos por paixão parelha, editoriais chegaram a questionar se o povo de Lula é feito de consumidores ou de cidadãos.

O público leitor de jornal equivale a pouco mais de 1% do colégio eleitoral do país. É preferível que a indignação se explique por esse descompasso do que pelo preconceito em relação às convicções democráticas de quem acabou de entrar no mercado de consumo.

O voto sela o contrato entre o eleitor e o eleito. Será tão mais importante para a cidadania quanto melhor se conhecerem as propostas de governo que, a dez dias da eleição, continuam recônditas - por desinteresse dos candidatos e obra e graça do denuncismo.

Num país de plenas liberdades políticas como o Brasil, o eleitor não passa de uma mão para outra nem é joguete de mistificações. Merece uma campanha melhor.


Maria Cristina Fernandes é editora de Política. Escreve às sextas-feiras

Fábula da feijoada:: Fernando de Barros e Silva

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

SÃO PAULO - Erenice Guerra foi atirada ao mar. Ou talvez seja melhor aderir logo à metáfora gastronômica de Lula, na entrevista de ontem ao portal Terra, na internet. Digamos, então, que a ministra morreu afogada na feijoada da Casa Civil.

Como o Ratinho da fábula, que sucumbiu à gula na véspera do seu casamento com Dona Baratinha (aquela com "muito dinheiro na caixinha"), depois de dizer:- Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada...

Nas palavras de Lula, "Erenice jogou fora a chance de ser uma grande funcionária pública". O presidente comparou as denúncias que a engoliram a uma feijoada, da qual seria necessário agora separar os ingredientes para saber o que "tem dimensão séria" e o que "é boato" ou "não tem profundidade".

Por um lado, soa quase como elogio, ou um prêmio de consolação; por outro, deixa a impressão de que nessa cumbuca tem mais coisas.

Um ponto é certo: se dependesse do governo Lula, ninguém saberia quais eram os pedaços do porco servidos no caldeirão do Planalto. Está claro, também, que Erenice foi rifada para não inviabilizar a festa de casamento de Dona Baratinha, que o PT insiste em fazer no dia 3.

Lula pode transformar o futebol em metáfora do mundo, tratar os eleitores como filhos ou comparar a corrupção a uma grande feijoada. Não tem, no entanto, como camuflar as evidências de que a Casa Civil estava sendo usada como um entreposto de traficância e familismo -tudo isso sob o seu nariz.

Há, decerto, banquetes mais lesivos ao bem público país afora. Também é verdade que a fisiologia e a corrupção não são estranhas a nenhum grande partido, do DEM e do PSDB à procissão de legendas que hoje se acotovelam ao redor de Lula. O caso Erenice, porém, é simbólico. E transmite da sua madrinha uma impressão muito ruim -de que ela nem na própria casa (civil) cuida bem do dinheiro na caixinha.

Rio e DF, pé no acelerador: Eliane Cantanhêde

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

BRASÍLIA - O Rio de Janeiro e o Distrito Federal têm uma característica curiosa: ambos antecipam tendências e às vezes chegam tão antes dos demais que acabam com resultados que fogem do óbvio e vão na contramão do resto do Brasil em disputas para presidente.

E não é de hoje. Na última eleição presidencial antes da ditadura e na primeira depois, o DF teve um resultado distinto do nacional. Jânio Quadros, em 1960, e Fernando Collor, em 1989, viraram onda nacional, mas perderam no DF. E Collor foi derrotado também no Rio.

São eleitorados que surpreendem ainda pelo descompasso entre o voto de vanguarda para a Presidência e o conservador e atrasado para os governos locais. Daí por que o Rio é capaz de eleger o Garotinho e depois a Garotinha, enquanto o DF, coitado, já passou por nada mais, nada menos que quatro governos de Joaquim Roriz.

Por isso, vale focar no resultado do Datafolha de quinta-feira nessas duas unidades da Federação. No Rio, Dilma caiu três pontos e no DF, sete. Mas o mais significativo foi a arrancada de Marina Silva, que encostou em Serra no Rio e ultrapassou o tucano no DF, onde já está em segundo lugar.

Aos números. No Rio, Dilma tem 45%, Serra, 23% e Marina, 22%. No DF, Dilma tem 36%, Marina, 26% e Serra, 23%. Não precisa pesquisar muito para ver o contraste entre esses resultados e o resto do país. Marina, por exemplo, está em ascensão, mas ainda com 13% na sondagem nacional.

A eleição, nas ruas, continua completamente sem sal, sem emoção, sem bandeiras e até sem adesivos em carros -conforme registram correspondentes estrangeiros no Brasil-, mas está apimentada no confronto entre as campanhas e ainda cercada de dúvidas relevantes até o dia 3, ou o dia D.

Afinal, assim é que é bom. Por isso, eleição no Rio e no DF sempre dá samba. Sem contar que, às vezes, dá uma ressaca desgraçada.

Porões e salões :: Luiz Garcia

DEU EM O GLOBO

O presidente Lula, seu partido e sua candidata consideram-se em guerra aberta com a imprensa brasileira.

Há uma nota falsa nessa postura. A mídia, como é mais elegante dizer hoje em dia, não é uma corporação sob um só comando e uma única liderança; nem mesmo um colegiado cujos membros decidem posições e comportamentos por maioria de votos. Também não tem a natureza - nem os apetites - da turma no poder. Em suma, não declara coletivamente guerra a ninguém.

Na realidade, o que existe no lado de cá dessa suposta briga é um conjunto de empresas particulares altamente competitivas entre si. São bem-sucedidas na medida em que conquistam e mantêm mercado publicitário e leitores ou espectadores. Seu êxito depende de decisão do respeitável público. Ou seja, se ele considera, ou não, que lhe está sendo oferecido produto de boa qualidade.

Além de respeitável, o público não tem nada de tolo. Não troca o seu dinheiro por informação falsa ou tendenciosa. Em outros tempos, talvez fosse mais difícil detectar alguma manipulação dos fatos pela mídia; hoje, em boa parte graças à internet, a notícia fajuta não engana ninguém.

Se as empresas de comunicação têm interesses comuns, nenhum deles é mais forte do que o desejo de serem preferidas - o que vem de serem respeitadas - por leitores e anunciantes. Estes não são bobos: pesquisas já mostraram que o cidadão leva mais a sério a publicidade que encontra nos veículos cujas notícias ele considera confiáveis.

Por tudo isso, quando os principais veículos de comunicação do país contam a mesma história, pode-se apostar: é porque essa história existe. Há, com certeza, um esforço de cada jornal, revista ou emissora para contá-la inteira e, se der, melhor que os concorrentes. Em suma, imaginar conluio e denunciar má-fé costuma ser - ou deve ser - apenas ridículo. Inclusive por um dado: se hoje a mídia brasileira estivesse empenhada numa feia cruzada para derrotar a candidata oficial, estaria também interessada em levantar a bola para o seu principal rival. Não é isso que se vê nem se lê.

Nos últimos oito anos, o partido do governo executou com grande eficácia um projeto de ocupação da máquina do Estado pelos seus quadros. Isso foi noticiado pela mídia com a possível eficiência e, pelo visto, com escasso impacto sobre a atitude do eleitorado. Desmentido a sério, nunca foi. Mas, pelo visto e ouvido, irritou o pessoal.

O que se há de fazer, em face dos rosnados palacianos? Não é fácil, mas é simples: continuar apurando e contando o que acontece de bom e de ruim, nos salões e nos porões. Não é uma guerra contra os ocupantes do poder, e sim a rotina de prestar serviços ao cidadão aqui fora.

Zé Ramalho - Pra não dizer que não falei das flores

Jornal popular, EXTRA. Na mesma capa, Duas manchetes duas advertências


Anatomia de um aparelho lulopetista – Editorial/ O Globo

A cena do vídeo em que Maurício Marinho embolsa, sem cerimônia, um maço de cédulas foi o estopim da crise do mensalão. Chefe do Departamento de Compras e Contratações dos Correios, plantado na estatal pelo PTB de Roberto Jefferson, Marinho era a prova viva da montagem de um esquema de corrupção dentro da empresa pública, com fins político-eleitorais. Jefferson considerou aquilo uma manobra palaciana contra ele, um fiel aliado, e, então, decidiu denunciar o esquema montado por José Dirceu e outros - segundo autos do processo a ser julgado no STF - com a finalidade de bombear dinheiro sujo para um esquema de compra de apoio parlamentar ao governo.

A grande repercussão do caso deixou os Correios em segundo plano. Mas agora, na descoberta do bunker lobista montado na Casa Civil, em que atuavam um filho da ministra Erenice Guerra e pelo menos mais dois funcionários de livre passagem pela portaria do Planalto, a estatal retorna ao noticiário, e, na essência, pelo mesmo motivo que em 2005: traficância de interesses, facilitada porque a empresa continuou a ser moeda de troca no jogo de baixa política que o Planalto aceitou executar na montagem de uma ampla e eclética aliança partidária.

Se aparelhos foram montados na Era Lula por motivação ideológica, como nas capitanias doadas a movimentos ditos sociais (MST e satélites) no Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrária e outros recantos da máquina sustentada pelo contribuinte, os Correios (ECT) ficaram reservados para nomeações políticas companheiras e de aliados, com prioridade para o PMDB - partido também agraciado com o setor elétrico, assim como corporações sindicais lotearam o Ministério do Trabalho e se apossaram da Petrobras. O caso de Erenice e sua grande família, se não destampou por inteiro a caixa-preta dos Correios, ao menos permitiu se ter alguma ideia dos estragos feitos pelo aparelhismo numa empresa que já foi sinônimo de eficiência entre as estatais, durante muitos anos bem situada nos rankings de confiabilidade feitos com base em pesquisas de opinião.

Noticia-se que Erenice Guerra, sucessora de Dilma Rousseff, de quem era principal assessora na Casa Civil, tomara os Correios para si. Por este motivo, deduz-se, o filho lobista Israel Guerra foi pilhado mercadejando facilidades para uma empresa de cargas aéreas junto à ECT. Soube-se depois que os Correios também serviram para a prática do nepotismo cruzado: o presidente da estatal, David José de Matos, do PMDB de Brasília - outro território de fácil trânsito da ministra recém-defenestrada - teve a filha, Paula Damas de Mattos, contratada como assessora da Casa Civil. Em troca, azeitou a contratação de um dos irmãos de Erenice, José Euricélio, na Novacap, de Brasília, empresa sob influência de David José, e da qual foi secretário-geral. O conjunto da obra de demolição da ECT pela politicagem, compadrio, corrupção e outras mazelas fatais reforça a necessidade de um projeto de privatização inteligente dos serviços de correios. Como o executado nas telecomunicações, com empresas privadas competindo entre si. Na telefonia, um dos resultados é que hoje existe quase um aparelho celular por habitante, e ainda há sobra de linhas fixas, um sonho delirante há 20 anos.

Mas a oposição será grande, por motivos evidentes. Mesmo que se esteja às portas de um apagão postal, pelas mesmas razões.

Segundo turno depende do eleitor de menor renda

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Análise: José Roberto de Toledo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira deu à oposição o gás que lhe faltava para tentar levar a eleição presidencial para o segundo turno. Por ora, o movimento detectado pelo instituto aparece circunscrito aos mais escolarizados e de renda mais alta. A questão é saber se ele migrará para outros estratos sociais mais numerosos. Sem isso, a marola pode não chegar a onda.

A pesquisa aponta para uma redução da vantagem da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) sobre seus adversários. Foi a primeira feita após a queda da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, por denúncias de tráfico de influência dentro do governo. E também a primeira depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou seus ataques à imprensa.

Dilma oscilou de 51% para 49% do total de votos, principalmente por perder eleitores entre os mais escolarizados e de renda mais alta. Marina Silva (PV) manteve sua tendência de crescimento e chegou, segundo o Datafolha, a 13%. José Serra (PSDB) foi de 27% para 28%. Ambos subiram nos mesmos segmentos onde Dilma caiu.

A diferença do resultado do Datafolha em relação aos outros institutos não é o porcentual de Dilma, mas os dos adversários e, principalmente, os brancos/nulos/indecisos. Segundo o Datafolha, eles somam apenas 8%, contra 12% no Ibope e 15% no tracking diário do Vox Populi.

A soma dos adversários chega a 42% no Datafolha, mas fica em 36% no Ibope, e em 34% no tracking do Vox Populi. Ou seja: os indecisos estariam migrando em massa para os candidatos de oposição, segundo aponta a pesquisa do Datafolha.

Além da data de campo, há uma diferença entre os institutos: o Datafolha faz sua pesquisa em ponto de fluxo, e os demais, nos domicílios. O perfil do eleitor entrevistado é ligeiramente diferente. Quem está na rua tende a decidir o voto antes de quem não sai de casa. Em tese, nesta reta final, a metodologia do Datafolha pode captar eventuais mudanças de humor do eleitor mais rapidamente. Mas também corre o risco de exagerar o peso dos segmentos mais antenados no total do eleitorado.

Haver ou não segundo turno depende de a tendência entre os mais escolarizados e de maior renda influenciar, por exemplo, os eleitores com nível médio de ensino e renda entre 2 e 5 salários mínimos. Isso ainda não aconteceu nesta eleição. Se o movimento ficar encapsulado no eleitorado de alta renda e escolaridade, Dilma precisaria perder mais da metade de seus votos nesse estrato para deixar de liquidar a fatura em 3 de outubro.

É por isso que a próxima pesquisa Ibope/Estado/TV Globo tornou-se especialmente importante. Ela servirá de tira-teima na comparação do Datafolha com o tracking do Vox Populi. A pesquisa Ibope será divulgada hoje à noite, no Jornal Nacional e nos portais www.estadao.com.br e ww.g1.com.br. E publicada pelo Estado, de forma detalhada, no sábado.

Independentemente de a tendência se confirmar ou não, a pesquisa produziu um fato concreto: deu ânimo às candidaturas de oposição, que voltaram a sonhar com um segundo turno. Por outro lado, eleitores de Dilma que poderiam se abster por dar a eleição por vencida podem mudar de ideia.

É jornalista especializado em pesquisas

Dividido, Supremo não consegue decidir validade de Lei da Ficha Limpa

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Placar da votação ficou empatado em 5 a 5 e sessão foi suspensa à 1h15 sem que o resultado fosse proclamado pelo presidente do STF

Felipe Recondo, Mariângela Gallucci

O julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa foi suspenso à 1h15 de hoje. Depois de mais de dez horas de debate, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, deu o voto que empatou o placar - 5 a 5 -sobre valer ou não o acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve integralmente a vigência da Ficha Limpa para as eleições deste ano - tirando da campanha Joaquim Roriz (PSC) por considerá-lo ficha-suja.

Antes de suspender a sessão, alguns ministros, capitaneados pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, diziam que, por causa do empate, prevaleciam as regras do regimento interno do STF e da Súmula Vinculante 10 que mandam manter a Lei da Ficha Limpa. Cezar Peluso puxava os votos dos que queriam aguardar a indicação do 11.° ministro da corte para desempatar - vaga aberta desde a aposentadoria do ministro Eros Grau.

A maioria dos ministros já havia adiantado que considerava constitucionais os trechos da lei que acabaram por impedir a candidatura de Roriz ao governo do Distrito Federal. Roriz teve a candidatura barrada por ter renunciado ao mandato de senador em 2007 para fugir do processo de cassação, o que passou a ser considerado causa de inelegibilidade pela nova legislação.

Os ministros decidiram que não viola a Constituição a aplicação da nova regra para fatos que aconteceram antes da aprovação da Lei da Ficha Limpa.

Para o futuro. O ministro Dias Toffoli foi o diferencial no julgamento e responsável por uma dúvida. Crítico contumaz da Ficha Limpa, ele amenizou o discurso. Votou apenas no sentido de jogar para o futuro a aplicação da lei.

De acordo com Toffoli, seria necessário esperar pelo menos um ano da entrada em vigor da lei para impedir as candidaturas. Segundo ele, a exigência está prevista no artigo 16 da Constituição Federal. "O artigo 16 é uma garantia do eleitor", disse.

Argumentou que isso garante que mudanças nas regras eleitorais patrocinadas pelas maiorias não sirvam para excluir adversários das eleições, como ocorria com frequência na ditadura militar. Nesse sentido, votaram também os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.

O voto de Gilmar Mendes foi o que mais esquentou o clima do plenário. "Essa regra é cláusula pétrea. O fato de ter-se que esperar um ano é uma segurança para todos. Faz parte de um processo civilizatório, precisa ser respeitado", afirmou. "A história mostra em geral que os totalitarismos se louvam nesse tipo de fundamento ético." E concluiu: "A ditadura da maioria não é menos perigosa para a paz social do que a da minoria."

Marco Aurélio Mello acrescentou: "Vivemos momentos muito estranhos. Momentos em que há abandono a princípios, a perda de parâmetros, a inversão de valores, o dito passa pelo não dito e o certo pelo errado e vice-versa. Nessas quadras é que devemos ter um apego maior pelas franquias constitucionais. E uma dessas franquias nos direciona à irretroatividade da lei."

Aplicação imediata. Cinco ministros - Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie - votaram pela aplicação imediata da lei, ao julgar que a mudança não alterou o processo eleitoral, como visa proteger a Constituição.Eles argumentaram que a lei foi aprovada antes das convenções partidárias. As legendas sabiam, portanto, quais eram as regras de inelegibilidade. E deram legenda para fichas-sujas porque quiseram. "Não há direito adquirido à elegibilidade: o direito é definido e aferido a cada eleição, assim como não há direito garantido à reeleição", disse o ministro Ricardo Lewandowski, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas a restrição que Toffoli fez à lei foi apenas aquela - de que valeria para as próximas eleições. O ministro rejeitou os argumentos dos advogados de Joaquim Roriz de que as novas regras retroagiam para prejudicá-lo e de que estaria violado o princípio da presunção de inocência ao ser considerado inelegível sem condenação pela Justiça.

Aécio critica governo por não explicar denúncias

DEU EM O GLOBO

Thiago Herdy

BELO HORIZONTE. O ex-governador de Minas e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) disse ontem que o governo federal tem dificuldades para dar explicações às recentes denúncias de lobby e tráfico de influência na Casa Civil. Aécio vinha evitando atacar o governo federal diretamente, para não correr o risco de ter a candidatura do governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), confrontada com a alta popularidade do presidente Lula em Minas. Mas, durante a campanha em Montes Claros, ele elevou o tom:

- Há uma certa perplexidade na sociedade brasileira, mais até que pelas denúncias. É pela dificuldade de setores do governo de dar explicações cabais a elas - criticou Aécio.

O ex-governador tem agenda hoje ao lado do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que retorna a Minas após mais de duas semanas. As primeiras aparições de Serra no programa de TV de Aécio, que tem quase 70% das preferências dos mineiros para o Senado, ocorreram no fim da última semana.

Anastasia abriu cinco pontos de vantagem sobre o senador e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), de acordo com a pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de São Paulo". Se as eleições fossem hoje, Anastasia venceria no primeiro turno.

Na comparação com a última pesquisa, Anastasia passou de 40% para 42%, uma variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Com o avanço, Anastasia não está mais em situação de empate técnico com o adversário, que permaneceu com 37%. Considerando apenas votos válidos, o tucano tem 51%, contra 44% de Costa.

Já Costa acusou Aécio de coagir prefeitos a participarem da campanha de Anastasia. No início da semana, um quinto dos administradores municipais eleitos pelo PMDB e pelo PT declarou apoio ao tucano.

- Chega na época da eleição, ele (o governo), em vez de dar o par, dá uma botina só. Dá o outro pé somente se ganhar a eleição - comparou Costa, ao acusar o adversário de ameaçar retirar repasses de convênios.

O comando da campanha tucana classificou as declarações como "desesperadas" e "falsidades ao vento". Para o coordenador político da campanha, deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), é Costa quem usa a "tática da botina", "pregando o terror caso não votem nele e na candidata a presidente dele".

Consultor confirma que pagou por lobby

DEU EM O GLOBO

Fábio Baracat diz à PF que contratou filho de Erenice Guerra para facilitar obtenção de licença na Anac

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. O consultor Fábio Baracat afirmou ontem, em depoimento na Polícia Federal, que contratou os serviços de Israel Guerra, filho da ex-ministra Erenice Guerra, para facilitar a obtenção de uma licença na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a empresa de transporte aéreo de carga Master Top Airline. A licença permitiu a renovação do contrato da Master Top com os Correios, estatal que estava sob influência direta de Erenice. O consultor disse que pagou cerca de R$200 mil pelos serviços do filho da ex-ministra. Baracat confirmou ainda encontros com Erenice, mas negou que ela tenha interferido nos negócios dele com Israel.

- Ele disse que se encontrou com ela. Mas foi encontro social. Não se tratou de negócio. Ele não pediu nada a Erenice - afirmou o advogado Douglas Silva Telles, que acompanhou Baracat durante o interrogatório.

O depoimento começou por volta das 10h e terminou sete horas depois. De acordo com Telles, o depoimento demorou porque Baracat teve que mostrar cópias de documentos com assinaturas de Israel Guerra e explicar os detalhes das negociações. Baracat disse que fechou um contrato com o filho da ex-ministra e, a partir daí, fez pagamentos mensais de R$20 mil para Israel. Os pagamentos teriam ocorrido ao longo de seis meses. Em um determinado momento, Baracat quitou uma parcela de valor maior. Ao todo, ele teria desembolsado cerca de R$200 mil.

- Não teve isso de pagamento de R$5 milhões - afirmou Telles.

Segundo o advogado, Israel foi contratado para prestar serviços de consultoria jurídica e comercial. Telles não quis dar maiores detalhes sobre o depoimento. Ele disse que iria analisar as consequências jurídicas das declarações de Baracat para, só a partir daí, decidir se fala mais sobre o assunto.

Baracat está com receio de enfrentar mais um processo. Ele já está sendo acusado na Justiça de manchar a imagem da Via Net. No início do escândalo, ele teria associado os negócios com Israel à empresa.

Ex-diretor dos Correios também é interrogado

Depois do depoimento de Baracat, o delegado Roberval Vicalvi começou a interrogar o coronel Artur Rodrigues, ex-diretor de Operações dos Correios. Indicado para o cargo por Erenice, o coronel deixou os Correios no início da semana, depois de ser acusado de atuar como testa de ferro do empresário argentino Alfonso Reis, que vive em Miami.

Alfonso seria o verdadeiro dono da empresa Master Top. Pela lei, estrangeiros não podem ter mais que 20% do capital de uma empresa aérea no Brasil.

Lula diz que pode ter sido enganado no caso Erenice

DEU EM O GLOBO

Presidente volta a criticar imprensa e afirma que fazer sucessor é prioridade

Uma semana depois da saída de Erenice Guerra da Casa Civil sob acusação de tráfico de influência, o presidente Lula disse que pode ter sido enganado. "Se alguém acha que pode chegar aqui e se servir, cai do cavalo, porque a pessoa pode me enganar um dia, mas não engana todo mundo todo dia", afirmou Lula, que, à época do escândalo do mensalão, disse ter sido "traído". Para Lula, Erenice perdeu a chance de ser "uma grande funcionária pública". O presidente voltou a atacar a imprensa e disse que os meios de comunicação deveriam anunciar seus candidatos e partidos. Segundo Lula, as pessoas são livres para criticá-lo, mas devem ouvir criticas: "Uma crítica que você faz é tida como antidemocrática, como se determinados setores da imprensa fossem acima de Deus." Lula disse que fazer o sucessor é prioridade de qualquer governo. "Imagina se entra para governar o Brasil alguém que resolve voltar a querer privatizar a Petrobras. Aonde vai o pré-sal?", indagou.

Presidente afirma que foi enganado por Erenice Guerra

Lula diz que ex-ministra "jogou fora uma chance" e volta a criticar a imprensa

BRASÍLIA. Uma semana depois de Erenice Guerra ter sido demitida da Casa Civil, envolvida em denúncias de tráfico de influência no governo, o presidente Lula disse ontem que foi enganado pela ex-ministra, e que Erenice perdeu a oportunidade de ser "uma grande funcionária pública" no país. Erenice era o braço-direito de Dilma Rousseff na Casa Civil e assumira o cargo em março para a petista disputar a Presidência.

- Na medida em que têm oportunidade, as pessoas estão aqui para prestar serviço à sociedade. Se alguém acha que pode chegar aqui e se servir, cai do cavalo, porque a pessoa pode me enganar um dia, mas não engana todo mundo todo dia. E, quando acontece, a pessoa perde - disse Lula, em entrevista ao portal Terra.

Segundo Lula, não foi a pressão da oposição que derrubou Erenice, mas os indícios de que ela teria errado no cargo:

- O que aconteceu com a Erenice é que ela jogou fora uma chance extraordinária de ser uma grande funcionária pública deste país - disse ele.

As denúncias sobre tráfico de influência na Casa Civil foram publicadas pela imprensa. Após sair na mídia, com depoimentos e documentos, é que o Planalto demitiu Erenice.

Lula falou ainda da relação entre imprensa e política, das críticas da oposição e do ex-presidente Fernando Henrique, de sua participação na campanha de Dilma Rousseff (PT) e da necessidade de cautela até a eleição. Citando o ex-prefeito de São Paulo Cláudio Lembo (DEM), Lula disse que os meios de comunicação deveriam anunciar seus candidatos e partidos. Lula disse que, no Brasil, as pessoas são livres para criticá-lo, mas que a imprensa se comporta como se estivesse acima de Deus.

- Veja, qualquer pessoa neste país tem o direito de me acusar de qualquer coisa, é livre. O que acontece concretamente é o seguinte: muitas vezes, uma crítica que você recebe é tida como democrática; uma crítica que você faz é tida como antidemocrática, como se determinados setores da imprensa fossem acima de Deus, e que ninguém pudesse ser criticado, ou seja, escreveu, está dito, acabou e é sagrado, como se fosse a Bíblia Sagrada.

Segundo Lula, seria "mais simples e mais fácil" se a imprensa declarasse quem apoia:

- O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada, quando, muitas vezes, fica explícito, no comportamento, que eles têm candidato e gostariam que o candidato fosse outro. Mas eles preferem fingir que não têm lado e fazem críticas a todos que criticam determinadas matérias.

Lula falou sobre o comando de empresas de comunicação:

- Temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação neste país. A verdade é que você tem duas ou três famílias donas dos canais de televisão, e as mesmas são donas das rádios. E donas dos jornais.

Lula rebateu declarações de FH de que ele está extrapolando os limites políticos, agindo como militante e "chefe de facção":

- Eles confundem populismo com popular. Eles não sabem o que é popular, porque eles nunca estiveram perto do povo. Então, isso é uma confusão maluca entre o populismo e o popular - disse Lula.

Lula não demonstrou preocupação com as críticas de que ele está se envolvendo demais na campanha. Ao contrário, disse que a prioridade de um governo deve ser a eleição do sucessor:

- Tenho partido e tenho candidato. Deveria ser cobrado de quem perdeu, de quem não conseguiu fazer sucessor, porque o sucessor é uma das prioridades de qualquer governo para dar continuidade a um programa que você acredita que vai acontecer. Imagina se entra para governar alguém que resolve querer voltar a privatizar a Petrobras. Aonde vai o pré-sal?

Namorada de filho de ex-ministra também tem cargo no governo

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Priscila Silva, que nega relacionamento com Saulo Guerra, trabalha na pasta de Pesca

Filipe Coutinho e Andreza Matais

DE BRASÍLIA - A namorada de um dos filhos de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, também conseguiu emprego no governo federal.

Trata-se de Priscila Loreta Vaz Silva, namorada de Saulo Guerra, filho de Erenice e sócio da firma de lobby Capital Consultoria, envolvida no caso que provocou a saída da ministra do governo.

Priscila foi nomeada em novembro de 2009, após começar a namorar Saulo, e ganha R$ 3.000 do Ministério da Aquicultura e Pesca para fazer "serviços administrativos diversos".

É o quinto caso conhecido de parentes e pessoas próximas a familiares de Erenice no governo. A Folha já revelou que três irmãos e um filho dela também ocuparam cargos sem concurso público.

Antonio Eudacy Alves Carvalho foi da Infraero e da CGU (Controladoria-Geral da União); Maria Euriza, do Ministério do Planejamento e da EPE (Empresa Pública de Energia) e José Euricélio, do Ministério das Cidades. Israel, filho de Erenice, foi da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Erenice também empregou a filha do presidente dos Correios, David de Matos, no gabinete. Ela se demitiu anteontem. Um irmão de Erenice foi empregado por David quando ele era dirigente numa empresa pública do DF.

BANCO DE CURRÍCULOS

O ministério nega influência política na contratação de Priscila. Diz que mantinha um banco de currículos e que ela foi contratada por "qualificações técnicas". Até junho de 2009, a pasta era subordinada à Casa Civil.

Priscila negou ter relacionamento com Saulo. Questionada sobre quem a indicou para o cargo, ela desligou o telefone e não atendeu mais à reportagem. No Orkut, porém, ambos se identificam como casados. Após ser procurada pela Folha , ela apagou seu perfil e uma foto em seu blog onde se podia ler: "vida de casado é...".

Saulo não foi encontrado pela Folha para comentar sobre o assunto.

De 8 artigos no site do PT, 7 atacam a imprensa

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

João Domingos / BRASÍLIA

Do dia 17 até ontem, dos oito artigos publicados na página do PT na internet (www.pt.org.br), apenas um não tratou de uma suposta vocação golpista e autoritária dos meios de comunicação.

Além dos artigos publicados em seu site, o PT foi um dos organizadores do ato realizado ontem no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, intitulado "Contra o golpismo midiático e em defesa da democracia". A manifestação contou com partidos aliados da candidata à Presidência Dilma Rousseff, a exemplo do PDT, PC do B e PSB, de centrais sindicais e de entidades estudantis.

As investidas do PT contra os meios de comunicação se intensificaram à medida que Lula aumentou seus ataques contra a imprensa, de maneira geral, acusando-a de "tentativa de golpismo" por divulgar escândalos do governo.

Em um deles, intitulado "Som e fúra da velha imprensa", Gilson Caroni Filho disse que nos meios de comunicação não há espaço para o contraditório. Outro articulista, Vinícius Wu, acusou os meios de comunicação de querer "venezualizar" o Brasil. Já o secretário Sindical do PT e de Relações Internacionais da CUT, João Felício, disse que os meios de comunicação estabeleceram uma "ditadura de pensamento único."

Lula nega ser autoritário e volta a acusar imprensa

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O presidente Lula voltou a fazer críticas a imprensa, rebateu acusações de autoritarismo e reafirmou seu papel de líder partidário simultâneo ao de chefe de Estado, em entrevista ao portal Terra. Lula sugeriu que a imprensa deveria assumir categoricamente" que tem partido, deixando de "vender uma neutralidade disfarçada".

Lula rebate acusação de autoritarismo

Presidente volta a criticar a mídia, diz que imprensa vende "neutralidade disfarçada" e reafirma seu papel de líder do PT em entrevista na internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer duras críticas à imprensa, rebateu acusações de autoritarismo e reafirmou seu papel de líder partidário simultâneo ao de chefe de Estado, em entrevista concedida ao portal Terra, divulgada ontem. Lula sugeriu que a imprensa "deveria assumir categoricamente" que tem candidato e partido, deixando de "vender uma neutralidade disfarçada".Questionado sobre ataques feitos anteriormente à imprensa, Lula disse duvidar "que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste País, da parte do governo".

"A verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação do País. A verdade é essa. A verdade é que você viaja pelo Brasil e você tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais", disse o presidente.

Para ele, "muita gente" não teria gostado do fato de seu governo ter distribuído os recursos para publicidade para imprensa entre vários Estados. "Hoje, o jornalzinho do interior recebe uma parcela da publicidade do governo." Segundo Lula, "muitas vezes uma crítica que você recebe é tida como democrática e uma crítica que você faz é tida como antidemocrática". "Ou seja, como se determinados setores da imprensa estivessem acima de Deus e ninguém pudesse ser criticado."

Lula disse que, independentemente de quem seja o futuro presidente, um novo marco regulatório de telecomunicações precisa ser discutido. "As pessoas, em vez de ficarem contra, deveriam participar, ajudar a construir, porque será inexorável", afirmou. "Discutir isso é uma necessidade da nação brasileira. Uma necessidade dos empresários, dos especialistas, dos jornalistas, ou seja, de todo o mundo, para ver se a gente se coloca de acordo com o que nós queremos de telecomunicações para o futuro do País."

Sobre as críticas ao seu comportamento como líder partidário, Lula disse que "não é possível o presidente da República agir como magistrado". "Tenho lado. Tenho um partido e tenho candidato", afirmou. Questionado se não tem interferido no processo eleitoral ao adotar tal comportamento, ele rebateu: "Deveria ser cobrado quem perdeu. Quem não conseguiu fazer o sucessor, porque o sucessor é uma das prioridades de qualquer governo para dar continuidade a um programa que você acredita."

Lula disse ter medo que o Brasil "sofra retrocesso" caso sua candidata, Dilma Rousseff, não seja eleita. "Por isso que eu tenho candidato. Seria inexplicável para a sociedade se eu entrasse numa redoma de vidro e falasse: olha, aconteça o que acontecer nas eleições, o presidente da República não pode dar palpite. Mas nem para escolher o Papa acontece isso", afirmou.

Demonizar. Em rápida entrevista, em Brasília,Dilma disse não estar disposta a desautorizar qualquer manifestação no País. Questionada se apoiava o Ato Contra o Golpismo da Mídia, respondeu: "Não sou contra ato nenhum. A gente tem que conviver com eles. Não vou desautorizar nem as perguntas da imprensa nem qualquer ato."

Para a petista, "ninguém pode ser demonizado" no País. "Não vejo nenhuma ameaça a democracia do Brasil. O Brasil vive um momento democrático", disse ela, ao lado do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e de Antonio Palocci, um dos coordenadores da sua campanha. "Não é possível a gente julgar que o Brasil tenha qualquer problema na área democrática."

A candidata governista lembrou que enfrentou o regime militar e declarou que jamais poderia ser contra liberdade de expressão. "Tolerância é a melhor palavra para relação democrática. As pessoas têm absoluto direito de falarem o que querem. Você tem o absoluto direito de aceitar ou não. Agora, não dá para demonizar ninguém nesse País. Isso não é clima adequado para um país que saiu há mais de 20 anos da ditadura."

Ato contra mídia sem PT e CUT

DEU EM O GLOBO

Sem a presença dos presidentes de centrais sindicais e de partidos políticos - com exceção de Renato Rabelo (PCdoB) -, o "Ato contra a mídia golpista", realizado ontem em São Paulo, também não teve representantes de PT e UNE.

PT e UNE deixam de ir a ato contra mídia

Presidentes de centrais sindicais mandam representantes à manifestação, que teve ataques à imprensa e apoios a Dilma

O ATO contra a mídia organizado por centrais sindicais, MST e PT na sede do sindicato dos jornalistas de São Paulo: ataques à imprensa

SÃO PAULO e RIO. O "Ato contra a mídia golpista", convocado por centrais sindicais e dirigentes petistas após o presidente Lula atacar a imprensa, reuniu cerca de 400 pessoas no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo ontem e se tornou um misto de plenária social com comício pró-candidatura da petista Dilma Rousseff. À exceção do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, o evento não atraiu nenhum presidente de centrais sindicais - que mandaram representantes - ou de partidos políticos.

Rabelo acusou grandes veículos de comunicação brasileiros de organizarem uma "conspiração" contra Dilma Rousseff. A grande imprensa foi atacada e acusada de ter "saudade" da ditadura.

- Eles achavam que o candidato deles, José Serra, é que ia a ganhar a eleição porque começou disparado. Quando perceberam que o povo votava contra tucanos e José Serra, começaram então a produzir factoides contra a candidata Dilma Rousseff - disse Rabelo.

O PCdoB, de Rabelo, é um dos partidos da coligação que apoia a candidatura de Dilma.

- O que eles querem mesmo não é simplesmente uma tentativa golpista de impedir o favoritismo de Dilma Rousseff. Eles vão além. É conspiração! É golpismo e conspiração! - disse Rabelo.

Representante do PT teve um "contratempo" e não foi

Representando o PSB, a deputada Luiza Erundina (SP) afirmou que a imprensa tem uma reação "irada" e "macartista", em referência à perseguição contra comunistas realizada pelo senador norteamericano McArthur nos anos 50.

- Sabem o por quê dessa reação nervosa, macarthista? É porque não têm mais o controle dos meios de comunicação como tinham antes. Sabe por que a reação irada deles? Porque deu certo o governo do primeiro operário deste país! Porque vamos eleger a primeira mulher! Vamos permanecer vigilantes porque eles vão tentar tudo! - disse Erundina, interrompida por um manifestante que gritava: "golpe militar".

O principal documento do ato, lido pelo blogueiro Altamiro Borges, pedia ainda que a subprocuradora eleitoral, Sandra Cureau, realizasse uma devassa nos contratos publicitários, "a abertura dos contratos de publicidade de outras empresas de comunicação, Editora Abril, grupo Folha, Estadão e Organizações Globo, a exemplo do que fez recentemente com a revista Carta Capital". Altamiro Borges é presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que organizou o ato.

- É urgente uma operação Ficha Limpa na mídia brasileira! - disse o blogueiro.

Outros trechos do documento lido também continham fortes ataques aos jornais, associando os grupos empresariais à ditadura e o desejo de seu retorno.

Também discursaram no ato um secretário do PDT e representantes da CUT, CTB, CGTB e MST. A Nova Central não quis usar a palavra. A Força Sindical chegou a ser anunciada, mas nenhum representante se apresentou para falar. A mesa organizadora do evento também pediu desculpas pelas ausências de João Felício, que representaria o PT, alegando um "contratempo", e de um dirigente da UNE.

No Rio, diretor da Abert critica tentativas de restrição

O Clube Militar, no Centro do Rio, foi sede na tarde ontem de um encontro para discutir ameaças à liberdade de imprensa. O diretor de assuntos legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Machado Moura, fez em seu discurso uma lista do que considera, desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, tentativas de restrição à expressão. Ele citou as propostas de criação do Conselho Federal de Jornalismo, da Agência Nacional do Audiovisual (Ancinav) e o Plano Nacional de Direitos Humanos.

- (O plano) pretendia criar uma comissão que ficaria responsável por avaliar a programação das emissoras no tocante ao respeito aos direitos humanos. E essa comissão poderia, inclusive, promover a cassação das outorgas das emissoras de radiodifusão. Isso é um absurdo por si só, além de ser inconstitucional. Uma comissão sabe-se lá composta por quem - criticou Moura, no painel mediado por Paulo Uebel, diretor-executivo do Instituto Milennium.

Do evento - que teve protesto de estudantes do lado de fora, com críticas aos meios de comunicação - participaram os jornalistas Merval Pereira, do GLOBO, e Reinaldo Azevedo, da "Veja".

- No fundo, a insistência quanto ao diploma de jornalista traduz simplesmente o viés corporativista e oficialista do governo brasileiro. É um governo que acha que o Estado tem que controlar tudo - disse Merval.

Reinaldo Azevedo comentou declaração recente do presidente Lula afirmando que a imprensa é o verdadeiro partido de oposição.

- À sua maneira, ele tem razão. Porque a oposição nesse tempo foi tão mixuruca, tão despolitizada, tão vagabunda, que sobrou a imprensa. Não (para) fazer oposição. A questão é defender o artigo dos direitos individuais e da imprensa.

Ato contra 'golpismo midiático' ataca Serra

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Com apoio de cinco centrais sindicais, além do PT, PC do B, PSB e MST, cerca de 300 pessoas se reuniram ontem no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, no centro da capital paulista, para o ato Em defesa da democracia e contra o golpismo midiático.

O evento, proposto pelo Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade que defende a democratização na comunicação, foi palco para críticas ao presidenciável tucano, José Serra, afagos à petista Dilma Rousseff e ataques à "mídia altamente concentrada e manipuladora".

O presidente da entidade, Altamiro Borges, atacou em seu discurso o que considera um "falso moralismo" e "unilateralismo" de setores da mídia. "Estamos contra o golpismo midiático, não contra a imprensa", afirmou.

Para o presidente do sindicato, José Augusto Camargo, há setores da imprensa que usam "manipulação" e "técnicas de convencimento". "É golpe quando se usa alguns recursos para mudar o curso natural das coisas. Estamos falando no curso das eleições, mas se pode falar em várias coisas", afirmou.

O ato deve originar um documento, a ser publicado, em que serão estabelecidas diretrizes para acelerar a "democratização da imprensa".

Manifestantes fazem ato contra a imprensa em SP

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

DE SÃO PAULO - Centrais sindicais, entidades de militância pró-governo, representantes de partidos políticos e jornalistas fizeram manifestação ontem à noite de "resistência às ações eleitorais" que consideram estar sendo promovidas por veículos de imprensa.

O evento, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, reuniu cerca de 300 pessoas no auditório e outras 200 do lado de fora, segundo os organizadores.

O jornalista Altamiro Borges, do Centro de Mídia Independente, leu um manifesto em que afirmou que o ato não tinha como objetivo atacar a mídia, mas criticar os veículos que estariam praticando "golpismo midiático".

O manifesto defende uma investigação dos contratos de publicidade de grandes empresas como a Editora Abril, a Folha e o jornal "O Estado de S. Paulo" e pede que essa apuração seja feita pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau.

É resposta ao pedido de informações encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral à revista "Carta Capital" sobre os valores da verba publicitária que a publicação recebeu do governo federal nos últimos dois anos, processo administrativo aberto por decisão de Cureau.

Os manifestantes defenderam ainda uma campanha para promover a assinatura dos veículos de mídia que intitulam de "progressistas".

Participaram do ato centrais sindicais e membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e da UNE (União Nacional dos Estudantes), além de representantes de partidos como PT, PC do B, PDT e PSB.

Também estavam presentes a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), o vereador Jamil Murad (PC do B), o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, e o jornalista Luiz Carlos Azenha.

CLUBE MILITAR

No Rio de Janeiro, cerca de 300 pessoas, na sua maioria oficiais da reserva das Forças Armadas, aplaudiram críticas duras a tentativas de controle da mídia e da cultura e de aparelhamento estatal, em debate promovido ontem pelo Clube Militar para analisar "riscos à democracia".

Colaborou a Sucursal do Rio

Mais do que choque de torcidas:: Eliane Cantanhêde

DEU NA FOLHA.COM

DE SÃO PAULO - "É constrangedor que o presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas 24 horas do dia. Não há 'depois do expediente' para um chefe de Estado."

"É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa escancarada manifestação de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura."

São trechos do "Manifesto em defesa da democracia", lançado hoje (quarta-feira, 22/09), em São Paulo, com a assinatura de gente do calibre moral e intelectual de Dom Paulo Evaristo Arns, Hélio Bicudo, Leôncio Martins Rodrigues, José Arthur Gianotti, Ferreira Gullar, Carlos Velloso e Carlos Vereza.

Serve como advertência, num momento em que o país vive um conjunto de circunstâncias excepcionais: uma eleição fria nas ruas, quente na guerra entre os candidatos e preocupante quando o presidente da República joga o peso do cargo, o peso dos seus 80% de popularidade, o peso da comunicação e o peso da máquina pública a favor de um só lado. A disputa tornou-se totalmente desigual.

É a típica ação que comporta uma reação. Se desequilibrou para um lado, sempre haverá como reequilibrar para o outro. E vira uma guerra.
Lula exagerou na dose, assustou, jogou dúvidas sobre o futuro e principalmente irritou não apenas os adversários mas quem tem por ofício observar e comentar o processo eleitoral e aqueles em condições de vigiar o exercício da democracia. Daí o ícone Dom Paulo sair da habitual discrição para assinar um documento com essa força, esse apelo.

Lula poderia ter passado sem essa, e Dilma, mais ainda. O problema é que a alma sindicalista de Lula falou mais alto e ele, inebriado com o próprio sucesso, assumiu o protagonismo total da campanha e não foi capaz de perceber que, a partir de um determinado momento, deixou de ajudar e passou a atrapalhar a trajetória de sua candidata. Durante mais de um ano em que estava em campanha escancarada, trouxe-lhe votos. Justamente quando ela disparou e estava pronta para ganhar tranquilamente em primeiro turno, passou a botar os pés pelas mãos, a atiçar a ira popular contra os adversários e contra a imprensa e a atrair para Dilma chuvas e trovoadas.

O clima é pesado, beligerante, e haverá uma nova batalha hoje, quando nada mais nada menos que o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo abre suas portas para abrigar uma manifestação que pode ter de MST a UNE para protestar contra "o golpismo da imprensa". Seria melhor dizer claramente: contra a liberdade de a imprensa descobrir e anunciar ao digníssimo público, por exemplo, que havia uma central de nepotismo, abuso do poder e negociatas dentro do coração do governo - e justamente na pasta onde a candidatura Dilma foi gerada.

Antes, os sindicatos dos jornalistas se insubordinavam contra a censura e contra a corrupção. Como passar a se insubordinar contra a liberdade de expressão e contra os que denunciam a corrupção?

A eleição passa, mas quem se eleger --e tudo indica que Dilma está virtualmente eleita-- vai herdar esse clima de antipatia, de desconfiança, de divisão da sociedade.

O bordão "herança maldita" foi uma fraude criada por Lula para mobilizar as massas em torno dele e contra o antecessor. A verdadeira "herança maldita" é a que fica para o sucessor: a prática de que o o governante de plantão é dono do poder, do país e inclusive da verdade: "O Estado sou eu".

Há muita gente para dizer amém, mas há também muita gente pronta para dizer que não, não é.

PS - Por uma dessas curiosidades da vida, clonaram meu e-mail do UOL. Podem sair daí cobras e lagartos.

(Artigo publicado em 22/9/2010)

Mais um filho em alta

DEU EM O GLOBO

Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto, é o filme escolhido para concorrer a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro. Foi eleito de forma unânime pelos nove membros de uma comissão formada pelo Ministério da Cultura

"Lula" é a indicação brasileira ao Oscar

Filme foi escolhido por unanimidade para tentar uma vaga no prêmio; comissão nega influência política na decisão

André Miranda e Márcia Abos

Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi escolhido por unanimidade, entre 23 filmes inscritos, como o indicado brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira de 2010. A decisão foi anunciada ontem por uma comissão formada por nomes indicados pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria de Audiovisual, pela Agência Nacional de Cinema e pela Academia Brasileira de Cinema. Sem temer a repercussão política da escolha, Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema e membro da comissão, justificou a decisão alegando que "Lula..." é o que tem mais chances de ser selecionado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

- Nossa posição não tem nada a ver com as eleições. Não houve nenhuma pressão. Todos os membros da comissão são independentes - disse ele.

Além de Farias, a comissão foi composta pelas produtoras Mariza Leão, Clélia Bessa e Elisa Tolomelli, pelo pesquisador Jean Claude Bernardet, pelo jornalista Cássio Starling Carlos, pelo exibidor Leon Cakoff, pela cineasta Tata Amaral e por Frederico Hermann Barbosa Maia, assessor do gabinete do ministro da Cultura.

- Aqui não tem ninguém que ocupe cargo político. Nosso partido é o cinema brasileiros. Pensamos em um filme que possa representar nosso país com dignidade, talento e criatividade - disse Mariza.

O secretário do Audiovisual, Newton Cannito, lembrou que, neste ano, a comissão de escolha do Oscar foi aberta à participação da sociedade civil pela primeira vez, com a inclusão de indicados pela Academia Brasileira de Cinema.

- Optou-se por um filme que representa o nosso país e promove todo o cinema nacional - afirmou Cannito.

O Brasil já foi finalista do Oscar em quatro ocasiões, mas nunca saiu vencedor. A primeira foi em 1963, com "O pagador de promessas", de Anselmo Duarte. Fábio Barreto já havia sido escolhido em 1996, com "O quatrilho", e se torna agora o único diretor brasileiro com duas indicações a uma vaga na disputa. Mas a família Barreto também ficou entre os cinco indicados em 1998, com "O que é isso, companheiro?", de Bruno Barreto. No ano seguinte, foi a vez de "Central do Brasil", de Walter Salles, concorrer ao prêmio.

- Finalmente o "Lula..." foi encarado só como um filme, que é o que ele é, e não como obra política - comemorou a produtora Paula Barreto, irmã de Fábio. - No exterior, o filme é um sucesso. Ele tem o desenho de um épico, uma história de superação que costuma agradar aos eleitores do Oscar.

"Lula..." estreou em janeiro deste ano, cercado de críticas por retratar o presidente num ano de eleição. Duas semanas antes da estreia, o diretor Fábio Barreto sofreu um acidente de carro no Rio e, desde então, segue em estado de coma.

Antes do anúncio, o MinC havia aberto uma enquete na internet para votação popular. Mais de 130 mil pessoas participaram e escolheram "Nosso Lar", de Wagner de Assis, como a produção que deveria ser indicada pelo Brasil. "Nosso Lar" deve chegar a três milhões de espectadores hoje, após apenas três semanas em cartaz. "Lula...", por sua vez, foi visto por cerca de 850 mil pessoas nos cinemas.

- Se a decisão foi por unanimidade, eles sabem o que estão falando - afirma Iafa Britz, produtora de "Nosso Lar". - Mas acredito que a força da imagem do Lula no exterior também pode ter colaborado para a escolha.

O Oscar anuncia seus finalistas em 25 de janeiro, e a cerimônia de premiação está marcada para 27 de fevereiro.

O que pensa a mídia

Editoriais dos principais jornais do Brasil
Clique o link abaixo

Trio 3-63 - Farol (Paulo Braga) - Instrumental SESC Brasil - 02/02/2010

Trem de Alagoas:: Ascenso Ferreira

O sino bate,
o condutor apita o apito,
Solta o trem de ferro um grito,
põe-se logo a caminhar…

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Mergulham mocambos,
nos mangues molhados,
moleques, mulatos,
vêm vê-lo passar.

Adeus !
- Adeus !

Mangueiras, coqueiros,
cajueiros em flor,
cajueiros com frutos
já bons de chupar...

- Adeus morena do cabelo cacheado !

Mangabas maduras,
mamões amarelos,
mamões amarelos,
que amostram molengos
as mamas macias
pra a gente mamar

- Vou danado pra Catende,

vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Na boca da mata
ha furnas incríveis
que em coisas terríveis
nos fazem pensar:

- Ali dorme o Pai-da-Mata
- Ali é a casa das caiporas

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Meu Deus ! Já deixamos
a praia tão longe…
No entanto avistamos
bem perto outro mar...

Danou-se ! Se move,
se arqueia, faz onda...
Que nada ! É um partido
já bom de cortar...

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...

Cana caiana,
cana rôxa,
cana fita,
cada qual a mais bonita,
todas boas de chupar...

- Adeus morena do cabelo cacheado !

- Ali dorme o Pai-da-Matta !
- Ali é a casa das caiporas

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...