segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FH: Dilma deve estar preocupada com ministério

Ex-presidente ironiza primeiras semanas do governo; para Fernando Henrique, não ter que ver Lula na TV todos os dias é bom

Deborah Berlinck

GENEBRA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou o sarcasmo ao comentar ontem as primeiras semanas do governo de Dilma Rousseff. Sobre o novo Ministério da presidente, ele afirmou:

- Eu acho que ela deve estar preocupada.

Rindo, o ex-presidente tucano afirmou que já vê uma diferença da administração de Dilma Rousseff em relação ao governo do ex-presidente Lula:

- Eu vejo: não tenho que ouvir o Lula todo dia na televisão. Já é alguma coisa. É cedo para julgar, mas acho que o estilo é mais tecnocrático, mais discreto, menos de showman exagerado - disse o presidente.

Mas o importante, segundo o tucano Fernando Henrique, não é o estilo, mas sim quais as políticas que Dilma vai adotar.

"O Mantega tem mudado muito de linha"

Sobre se foi positiva a manutenção de Mantega na posição-chave de ministro da Fazenda, Fernando Henrique ironizou:

- Não sei se é positivo ou negativo. Depende. Como o Mantega tem mudado muito de linha? precisa ver qual vai ser a linha que ele vai tomar agora - afirmou.

O ex-presidente Fernando Henrique justificou o atual silêncio da oposição:

- Tem que esperar um pouco o governo começar a agir. Mas vamos falar português claro: o Brasil vai recomeçar daqui a pouco. Não mudou o Congresso ainda, são os primeiros passos. Acho que é mais isso.

O ex-presidente voltou a insistir que o que estava errado quando ele saiu do governo era "o que o Lula fez" (o pânico do mercado quando ex-presidente Lula assumiu).

E afirmou que Dilma herdou o Brasil "numa situação delicada". O país estaria sem estratégia, segundo FH.

- Eu não seria tão taxativo de dizer que é uma herança maldita (de Dilma Rousseff), porque isso é briga política. Na verdade, o que tem é uma situação delicada. O Brasil esta sem estratégia. O mundo mudou muito. A China produziu efeitos negativo e positivo sobre economia brasileira. Entusiasma a produção de commodities, o que dificulta, em parte, a (produção) de manufaturas - explicou.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: