sábado, 29 de janeiro de 2011

Lá vem o Patto! ::Urbano Patto

Sem entrar em discussões ideológicas ou avaliações políticas objetivas, quero ressaltar a diferença de tratamento e de percepção sobre o papel e a forma de como funciona o sistema político e como se portam seus dirigentes, que aflora quando acompanhamos o discurso sobre o Estado da União, que o presidente dos EUA fez ao Congresso daquele país, comparando ao “jeito” brasileiro.

O ato é tratado com extrema relevância e respeito, pelos parlamentares, pelos meios de comunicação e pelo presidente. Pelo que se dá a perceber é encarado realmente como um programa a ser implementado, como um compromisso a ser cumprido, como uma agenda a ser conversada seriamente com a sociedade e com a oposição. Não é uma lista de obras, nem uma declaração de intenções, nem uma peça meramente retórica tão comuns na política nacional. Não tem cara de palanque, embora dê o tom para o debate político.

Enquanto isso, em Pindorama, acompanhamos o debate em torno das candidaturas à Presidência da Câmara dos Deputados, a representação máxima do povo, e o que menos vemos é a discussão da agenda para enfrentamento dos problemas da Nação ou a apresentação de temas relevantes, ao contrário, pasmem, um dos temas tratados é a privacidade dos gabinetes dos deputados e o tamanho dos banheiros. E isso vai para a mídia nacional com candidato tratando disso frente às câmeras como coisa séria, sem ficar vermelho!!!

Não é o caso de nos cobrar uma cultura política e maturidade democrática dos países nórdicos, mas também não precisam avacalhar tanto.

Urbano Patto é Arquiteto Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e membro do Conselho de Ética do Partido Popular Socialista - PPS - do Estado de São Paulo. Críticas e sugestões: urbanopatto@hotmail.com.

FONTE: JORNAL DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA

Nenhum comentário: