quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novo líder do PPS quer parlamentarismo e visão de futuro para o país

DEU NO PORTAL DO PPS

Escolha de Rubens Bueno para liderar bancada foi por unanimidade

Valéria de Oliveira

O deputado federal Rubens Bueno (PR) é o novo líder do PPS na Câmara. Ele foi eleito pela unanimidade dos parlamentares presentes à reunião marcada para tomar a decisão sobre a escolha. O novo líder expôs, nesta quarta-feira, os pontos que devem marcar sua passagem pela liderança. Um deles é a defesa da implantação do parlamentarismo no país. O modelo, diz Bueno, seria adotado após a realização de uma reforma política – “a mãe de todas as reformas, como dizia Tancredo Neves”.

Para Bueno, é preciso abandonar o “presidencialismo imperial” que vigora no Brasil. “E com o parlamentarismo o eleitor votará em programas, não em pessoas. É um ganho de qualidade para a política que não podemos desprezar”.

Embora considere que a pobreza extrema é um dos grandes desafios a ser enfrentado, Bueno ressalva que, tanto quanto o governo anterior, o atual transforma em peça de propaganda programas que depois sequer têm continuidade, como foi o caso do Fome Zero. Ele se referia ao chamado PAC da Pobreza. “O Brasil precisa, sim, minimizar as diferenças sociais e olhar para o futuro, para setores como o da ciência e tecnologia”, disse Bueno.

Previdência e carga tributária

Outra área que merecerá atenção do novo líder é a da Previdência Social. “Não se olha para a Previdência atualmente; é preciso equacionar esse problema e o do salário mínimo, que está sempre sujeito aos custos que trará as contas públicas”, disse. O mínimo, afirmou, deve ser instrumento de distribuição de renda, com pleno emprego, que deve ser a meta do país.

Rubens Bueno falou também sobre a carga tributária. “É necessário não apenas desonerar, mas também simplificar”. Na avaliação do líder, o governo cobra muito, a alto custo, e gasta mal os recursos. “A palavra nesse momento deve ser investimento, porque o país passa por um processo de desindustrialização que pode comprometer seu futuro com o velho modelo agrário-exportador”. Bueno observou ainda que é preciso que o país esteja atento à formação de mão-de-obra qualificada de que o país carece.

A volta da inflação também preocupa Rubens Bueno. “É terrível pensar que temos a possibilidade de voltar àqueles velhos tempos em que a inflação corroía os salários. Estamos vendo esse fantasma bater à porta dos brasileiros, trazendo na bagagem o desemprego e a desesperança”.

Nenhum comentário: