quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comissão de Reforma Política da Câmara será criada semana que vem

" O Senado pode revisar, mas a palavra final tem que ser da Câmara "

Isabel Braga

BRASÍLIA - Após o Senado instalar a Comissão de Reforma Política , a Câmara vai criar na próxima terça-feira sua comissão para discutir o tema. Ela será composta por parlamentares de todos os partidos. Os líderes da Casa, tanto da oposição quanto da base aliada, avisam, no entanto, que esta reforma deve começar a tramitar pela Câmara, ser submetida à revisão do Senado, mas a palavra final é dos deputados.

- É um tema dos deputados. O Senado pode revisar, mas a palavra final tem que ser da Câmara - afirma o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves.

Um dos deputados que vem trabalhando há anos na tentativa de aprovar uma ampla reforma política, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), endossa:

- A prerrogativa de iniciar a reforma é da Casa do Povo, dos deputados. Isso de começar no Senado pode ter dois objetivos: ou querem obstruir a votação da matéria, criando um clima de animosidade entre as duas Casas, ou trabalham para que a reforma tenha como único objetivo aprovar a janela da infidelidade. Em silêncio, como quem não quer nada, aprovam em plenário.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), preferiu não polemizar. Maia afirmou que ele acertou com Sarney que o debate será feito concomitantemente no Senado e na Câmara e as duas Casas, no final, trabalharão conjuntamente:

- Faz parte do processo democrático, o Senado tem prerrogativas semelhantes à da Câmara. Eles farão um anteprojeto e nós, na Câmara, vamos nos articular, analisando mais de uma centena de projetos sobre o tema que estão na Casa. Começamos separados, mas vamos trabalhar conjuntamente.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: