segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Continuísmo: Fórum Social marca ofensiva para exibir Dilma

Ministros e Lula se revezam na tentativa de promover plataforma de governo da presidente

Dacar - O governo montou uma ofensiva no Fórum Social Mundial, que começou ontem no Senegal, para obter a simpatia de intelectuais, sindicalistas e ativistas internacionais de esquerda à presidente Dilma Rousseff. O Planalto enviou três ministros e tem o empenho do ex-presidente Lula, que chegou ontem ao país, para transmitir parte do seu prestígio à sucessora.

Hoje, a embaixada brasileira em Dacar oferecerá coquetel para apresentar a plataforma de Dilma a líderes de ONGs, integrantes do conselho do Fórum e autoridades senegalesas.

O Itamaraty realizou o encontro a pedido do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), chefe da delegação do país no Senegal. Ele falará sobre os planos de Dilma para o combate à pobreza, a cooperação com a África e outros temas sensíveis ao Fórum.

Ontem, na abertura do evento, Carvalho foi aplaudido ao exaltar a promessa de erradicar a miséria.

– Nossa presidente Dilma, na continuidade da missão iniciada pelo presidente Lula, determinou como prioridade central do seu governo o combate a toda miséria. Essa miséria nos envergonha e ainda vitima milhões de brasileiros – disse.

Ex-presidente recusou carona em avião da FAB

Em discurso de forte tom ideológico, o ministro afirmou que voltará ao Brasil entusiasmado e com “espírito de luta socialista’’. Também integra a comitiva o sociólogo petista Emir Sader, antigo participante do Fórum. Ele organizou o encontro de Dilma com intelectuais na campanha e foi indicado para presidir a Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura.

Lula chegou a Dacar à tarde, em voo fretado. Segundo a assessoria do governo, a despesa foi bancada pelo ex-vice José Alencar. O ex-presidente havia sido convidado para pegar carona no avião da FAB, mas recusou para evitar críticas. Lula também teria evitado ofertas de outros empresários que se dispuseram a bancar a viagem.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: