terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O enterro de uma quimera :: Wilson Figueiredo

Tudo que precisava ser dito a respeito do novo governo está entendido e até subentendido.

E, antes que a presidente Dilma Rousseff comece a se repetir, por achar que a oposição ouviu mal, é melhor prevenir do que corrigir mais adiante a tendência da maioria a considerar públicos os próprios interesses. É passar logo da palavra à ação. A reforma política está à disposição. O que não foi dito nem ficou subentendido continua a cargo da oposição, desde a campanha eleitoral. A reforma consolidará um regime que já resistiu, galhardamente, a seis sucessões presidenciais. Não há precedente de normalidade equivalente senão na República Velha.

O que compete ao governo fazer, com cautela para não ser interpretado pelo avesso, é restaurar o poder da razão e esbanjar disposição de fazer a reforma política com prioridade. Sem medo de se equivocar. A presidente Dilma Rousseff não pensou duas vezes para cortar 50 bilhões de reais no Orçamento deste ano. Nem precisa lembrar que é o custo da gastança inicial do ex-presidente Lula na dupla campanha presidencial, da sucessora e dele próprio em 2014. Até indícios em contrário, é o foco para todas as interpretações políticas.

Já não se pode dizer o mesmo da oposição, depois de um mês e meio em hesitações e adiamentos. Nada mais enfadonho do que a repetitiva falta de objetividade. A sensação de vazio parlamentar, pela escassez de oradores com fôlego cívico, faz estragos na credibilidade da palavra e no poder ácido da oposição. Se a atual bancada oposicionista não tem nada melhor a oferecer, que exerça o direito de submeter o governo a uma tempestade de raios fulminantes. Não bastam apartes. O primeiro dever de casa por parte da oposição é reanimar a vida parlamentar. As sessões plenárias não foram criadas para facilitar a digestão de deputados governistas, e sim para fazerem eco à voz das ruas. À oposição cabe obrigar o governo a se defender, apertá-lo nas suas contradições e levá-lo ao inferno. No sentido figurado, que é pior.

Nos anos 50, Vargas e JK roeram, em seus mandatos, o pão que o diabo amassou e a oposição serviu. O udenismo foi carona na arrancada de Jânio Quadros rumo ao Planalto, mas pagou caro, como sócio retardatário, por em-purrar João Goulart para a fogueira em 1964. Por apenas sete meses no governo, a UDN padeceu vinte anos no paraíso militar. Nenhum presidente dormiu, entre 1946 e 1964, o duvidoso sono dos justos nas noites do mandato. A atual omissão oposicionista vem sendo paga acima do valor de mercado.

Na ilusão de que nunca será liquidada a dívida republicana acumulada, o ex-presidente Lula pintou e bordou, certo de que, ao submeter a democracia àquele espetáculo degradante na campanha eleitoral, estaria atenuando o deboche. Ao contrário. A democracia resistiu à erosão de métodos marginais com que Lula se permitiu a tentativa de degradar as liberdades inseparáveis da cidadania.

O governo Dilma Rousseff já disse a que veio: o que está subentendido, nas formas políticas de divergir ou concordar, é a credibilidade com que vai operar. Tem margem para uns e outros se sentirem reconfortados com um banho de purificação, pela reforma política, e a erradicação das práticas marginais que se incorporaram aos costumes, tais como a extinção dos hábitos inseparáveis da corrupção e as altas na cotação do voto parlamentar.

A oposição ainda não se livrou das sombras que a acompanham desde o advento da reeleição. A reforma política tem várias janelas pelas quais deverá entrar luz suficiente para expulsar assaltantes e traficantes de múltiplas especialidades administrativas. A abolição do segundo mandato já seria um bom começo. Ou o enterro de uma quimera.

FONTE: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: