sábado, 12 de fevereiro de 2011

Serra ironiza Dilma sobre Pronatec

Sérgio Roxo

O ex-governador José Serra, que foi candidato do PSDB a presidente da República, usou ironia ontem para acusar a presidente Dilma Rousseff de copiar a sua proposta de dar bolsas para o ensino técnico, nos moldes do ProUni. No Twitter, ele escreveu: "Parabéns ao governo pelo anúncio do Protec - o ProUni do ensino técnico, que propus na campanha. Bolsa para pagar anuidades do ens. técnico."

O anúncio da criação do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) havia sido feito por Dilma na noite de quinta-feira. A previsão é que o programa seja lançado ainda no primeiro semestre.

Em outro tweett, Serra explicou a ironia sobre o elogio ao governo e acusou os petistas de criticar a sua proposta durante a disputa eleitoral: "Bem, fiz certa ironia, que nem todos compreenderam: o governo do PT copiou uma ideia nossa - Protec - que na campanha eles atacavam."

O tucano disse que o governo mostrou contradição quanto ao tema. E levantou dúvidas sobre a qualidade do programa a ser implantado. "Não esperava que eles dessem o crédito da autoria. Mas é bom saber como funcionam: na campanha, execram, no governo copiam, em geral mal."

Desde a posse de Dilma, Serra tem usado o Twitter para criticar ações do governo. Em 3 de fevereiro, por exemplo, ele comentou o pronunciamento da presidente no Congresso e a acusou de não ter cumprido a promessa de entregar 500 unidades de pronto atendimento médico (UPAs), até o fim de 2010. "No Congresso, Dilma prometeu 500 UPAs até 2014. Tinha feito a mesma promessa para o fim de 2010 e só entregou 91."

O tucano também saiu em defesa do salário mínimo R$600, sua promessa de campanha. Ele esteve no Congresso para defender o reajuste. A proposta do governo, que deve ser votada na semana que vem, é de R$545.

Serra tem feito ainda discurso pela união do PSDB e pelo fim das disputas internas no partido. Anteontem, disse em artigo no GLOBO que o PSDB não pode se apequenar com disputas internas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: