quinta-feira, 31 de março de 2011

'Ambiente explosivo', diz sociólogo

Estudioso do movimento sindical brasileiro, o sociólogo do Iuperj Adalberto Cardoso afirma que as características das obras, "altamente perigosas", em comunidade e em locais parcialmente isolados, são "ambientes muito explosivos", no mundo inteiro. O caminho é criar canais institucionais para receber queixas desses trabalhadores, diz.

Por que essas rebeliões estão acontecendo?

ADALBERTO CARDOSO: São áreas de fronteira, em condições especiais, como o trabalho em minas, em refinarias e em plataformas de petróleo. É um trabalho altamente perigoso, em comunidade, relativamente isolados. É um ambiente muito explosivo, no mundo inteiro.

Por que não foi possível perceber essa insatisfação?

CARDOSO: Não houve canais institucionais adequados que chamassem a atenção para as queixas dos trabalhadores. Os sindicatos não se mostraram preparados para esse aumento na demanda de trabalhadores.

Na sua opinião, o que houve para o movimento se espalhar pelo Brasil?

CARDOSO: Foi efeito demonstração, na sequência do que aconteceu em Jirau.

Qual é a solução?

CARDOSO: É uma situação explosiva, para qual não há saída a curto prazo. Essas obras trouxeram de volta pessoas que não trabalhavam há tempos. Sem qualificação, é treinado no trabalho. Nesses locais, é preciso ter a presença do sindicato nos canteiros e canais abertos na empresas. Eles têm reivindicações justas ou que percebem justas. Não importa, porque a consequência é a mesma: motim.

E as empresas?

CARDOSO: São grandes empresas que têm know-how com canteiros deste tipo. Não dá para tirar a responsabilidade delas. Há uma culpa grande de não ter instituído canais para os trabalhadores reclamarem e não terem buscado parcerias com os sindicatos. (Cássia Almeida)

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: