domingo, 6 de março de 2011

Copa e eleições, um passeio:: Eliane Cantanhêde

Dilma ficou calada, enquanto Guido Mantega e Miriam Belchior anunciavam cortes fantásticos de R$ 50 bilhões que, até agora, ninguém sabe, ninguém viu -nem imagina quando, onde e se ocorrerão. Mas há suspeitas de como o governo vai acochambrar tudo: nos preparativos da Copa do Mundo de 2014.

Assim: remenda-se o que foi "cortado" e joga-se tudo no mesmo saco, o saco sem fundos da Copa. Exemplo: as polícias estaduais não terão condições de assumir sozinhas as implicadíssimas operações de segurança país afora. Chamem-se as Forças Armadas!

Obviamente, recompondo os cofres do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

A Copa do Mundo vai servir, portanto, como um guarda-chuva para cobrir receitas e despesas e encobrir cortes que não são necessariamente cortes. Vale para a Defesa como para Cidades e Turismo, por exemplo, que também são fundamentais para a Copa e encabeçam a lista dos mais atingidos pelas tesouradas de Mantega e Belchior. Onde já se viu um empreendimento desse tamanho sem gastar em Cidades? E em Turismo?!

Nem importa, aí, se o ministro de Turismo é aquele octogenário das notas fiscais de motéis em situações e circunstâncias inimagináveis. E que, além disso, ou principalmente, é amigão e conterrâneo do mandachuva e do manda-cargos no governo Dilma tanto quanto foi no de Lula: José Sarney.

O mais impressionante, entretanto, é aquele detalhe que não sai da cabeça da gente: 2014 é ano de Copa, mas é também ano de eleição. Você, que sabe das coisas, pode imaginar que se gasta muito em Copas e que se gasta muitíssimo em anos eleitorais.

Os tribunais de Contas e todos os demais órgãos fiscalizadores vão precisar de muita gente, energia e verba para acompanhar o passeio do dinheiro entre obras e campanhas. Devem se esfalfar tanto quanto os atletas. E bem mais ostensivamente do que os políticos.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: