sábado, 5 de março de 2011

Freire prevê crise com volta da inflação e alerta para prejuízo dos trabalhadores

Freire critica privilégios a banqueiros e gastos irresponsáveis do governo

Valéria de Oliveira


O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP) prevê uma grande crise no país por causa da volta da inflação, que pode bater a casa dos 6% ainda neste ano, ultrapassando a meta de 4,5% projetada pelo governo. Ele ressaltou que esse é o resultado da “efetiva herança maldita” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou.

E Dilma, ressalta Freire, não pode, como Lula, dizer que não sabia de nada. "Até porque ela foi responsável pela formação dessa herança; o inventário que vem aí ela contribuiu, foi principal personagem junto com Lula”, afirmou Freire.

Quem perde, fundamentalmente, com a inflação, disse Freire, é o assalariado brasileiro. “Nós já conhecemos isso, e a grande vitória que teve em 1994 com o governo Itamar e Fernando Henrique foi o fim da inflação; isso foi importantíssimo para o país”. Freire deixa a pergunta: “Vai voltar tudo de novo, pela irresponsabilidade do governo Lula, por Dilma não saber como enfrentar isso?”

Arrocho?

O deputado de São Paulo questiona se ela vai apostar todas as fichas no tradicional discurso do arrocho salarial. “Vai resolver a inflação arrochando o salário dos trabalhadores? Enquanto isso, os juros continuam indecentes, os banqueiros continuam rindo à toa, nada muda, o governo continua com seus gastos irresponsáveis, tendo 38 ministérios e querendo criar mais um; as negociatas estão acontecendo, a Caixa Econômica metida no caso do Banco Panamericano...”.

Para Freire, o governo comete muitos equívocos. “Diz que vai cortar R$ 50 bilhões, mas isso mais parece retórica, para dizer aos mercados que está tomando algumas medidas contra o desarranjo fiscal e os riscos inflacionários”.

Madame inflação

Freire também chamou a presidente Dilma Rousseff de madame inflação, numa alusão ao apelido de madame déficit dado a Maria Antonieta, rainha consorte da França, mulher de Luiz XVI à época da Revolução Francesa de 1789. Os franceses a culpavam pelos enormes gastos da família real.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: