terça-feira, 15 de março de 2011

A irritação de Itamar no Senado

Ezequiel Fagundes

Em discurso no plenário, o senador Itamar Franco (PPS-MG) criticou ontem duramente o teor da informação de um ato publicado pela Diretoria-Geral do Senado no boletim administrativo. Um dia depois de ter tomado posse, Itamar fez um pedido de esclarecimentos sobre a legalidade de acumular salário e aposentadoria do Senado.

Antes de virar presidente da República, em função do impeachment de Fernando Collor, Itamar cumpriu 16 anos de mandato de senador. De volta ao Congresso, ele acumulou dois contracheques. Informado pela Advocacia-Geral do Senado sobre a impossibilidade de receber dois salários, o ex-presidente mandou suspender a aposentadoria.

Apesar do pedido, ele foi surpreendido. De acordo com boletim administrativo publicado em 24 de fevereiro, o senador deixaria de receber R$ 13.027,53 a título de aposentadoria. Itamar, no entanto, afirma que ganha R$ 6.477,81, em valor líquido.

“Descuido, erro, negligência, má-fé... a mim nem importa tanto qual foi a causa”, reclamou.

Indignado com a falha, o ex-presidente continuou as queixas.

“Não advogo, claro, que se escamoteiem dados, especialmente os que apontem o destino de recursos do erário. Importam-me, sim, sob pena de sermos injustos, eu diria até levianos, a clareza, a justeza que devem pautar a divulgação dessas informações, reduzindo biografias e nivelando, pelo piso, o nível ético que deve pautar a conduta do homem público.” Itamar também pediu explicação formal da Mesa Diretora sobre o episódio.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: