domingo, 20 de março de 2011

Líder do PPS participou de almoço com Obama

Rubens defende parceria entre Brasil e EUA na pesquisa e adoção de energias alternativa

Da Redação

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), esteve presente neste sábado no almoço oferecido pelo Brasil ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Após o evento, realizado no Palácio do Itamaraty, o parlamentar cumprimentou o presidente americano e a presidente brasileira, Dilma Rousseff. E trocou algumas palavras com os dois.

A Obama, que estava acompanhado da mulher, Michele, o líder do PPS disse que torcia pelo povo americano. Já a presidente do Brasil lembrou do passado de Rubens à frente de uma das diretorias da Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada uma das maiores do mundo.

Antes do evento, o parlamentar havia observado que a visita de Obama ao país seria uma grande oportunidade para o início de uma parceria estratégica entre os dois países na área energética. Para o deputado, americanos e brasileiros deveriam unir forças para incentivar a pesquisa e uso efetivo de fontes alternativas de energia, uma exigência urgente para o desenvolvimento sustentável mundial.

De fato, os dois presidente trataram de questões desenvolvimentistas. Após o desembarque da comitiva do presidente Barack Obama no Brasil, representantes do governo brasileiro e americano assinaram 10 acordos e tratados de cooperação.

Entre os documentos há memorandos para o Comércio e para parcerias em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. O acordo de Comércio e Cooperação Econômica visa “fortalecer os laços de amizade e o espírito de cooperação, expandir o comércio e fortalecer as relações econômicas” entre Brasil e Estados Unidos, e a promoção da “transparência e a não discriminação no comércio internacional e nas políticas e práticas de investimento”.

Além de parlamentares e ministros de Estado dos dois países, estiveram presentes no almoço no Itamaraty quatro ex-presidentes da República brasileiros: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Abstenção do Brasil

Na saída do almoço, Rubens Bueno comentou a abstenção do Brasil na votação realizada pela Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que decidiu dar um ultimato ao governo da Líbia, com possibilidade de intervenção militar contra às tropas de Muammar Kadaffi.

"São milhares de vidas em jogo ali (na Líbia) e o Brasil adota uma posição desta. Trata-se de um tirano que está ameaçando a vida do seu povo", criticou o líder do PPS.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: