sábado, 19 de março de 2011

Lula não vai a almoço; FH, sim

O ex-presidente Lula, que foi chamado de "o cara" por Barack Obama, recusou o convite para o almoço de hoje, no Itamaraty, com o chefe de Estado americano. Fernando Henrique, Collor, Sarney e Itamar confirmaram presença.

"O cara" recusa almoço com Obama

Ex-presidentes são convidados; Lula não vai, mas FH, sim

Tatiana Farah e Maria Lima

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Chamado de "o cara" pelo presidente Barack Obama durante um encontro de líderes do G-20 em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite para o almoço de boas-vindas ao americano, hoje, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Todos os ex-presidentes foram convidados. Fernando Henrique Cardoso confirmou presença, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os senadores Itamar Franco (PMDB-MG), Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) também são esperados.

A assessoria de Lula informou que o ex-presidente não viajará a Brasília nem ao Rio, onde o presidente americano completa sua agenda brasileira, amanhã. Ela não informou qual a agenda de Lula para a ocasião.

Os convites para o almoço foram disputadíssimos. Primeiramente pensado para 350 convidados entre governadores, ministros, líderes e presidentes de partidos, além de dirigentes sindicais, o cerimonial do Itamaraty e a presidente Dilma Rousseff tiveram que fazer um corte na lista inicial, reduzindo-a para 180 convidados - deixando uma legião de descontentes.

Dilma manteve o convite para os presidentes das centrais sindicais, com quem trabalha para melhorar o relacionamento, assim como para líderes da oposição, representantes da Igreja, embaixadores e governadores e ministros de maior representação.

Os governadores Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Antonio Anastasia (MG) confirmaram presença no almoço de hoje. Já o ministro do Turismo, Pedro Novais, não foi convidado.

- Foi problema do tamanho - disse um integrante do governo ao tentar explicar a exclusão.

- Do tamanho do ministro?

- Não! Do tamanho do espaço, que só comporta cerca de 200 convidados. Nem as esposas poderão ir - completou.

A banqueteira Renata La Porta foi contratada para cuidar da mesa do casal Obama e convidados. No almoço do Itamaraty ela vai mesclar receitas da cozinha "vegan" com cozinha brasileira. Para a primeira dama Michelle, vegetariana, manter a forma, feijoada com tofu defumado e espaguete de pupunha. Para Obama e convidados, picanha e baião de dois.

Colaborou: Isabel Braga

Nenhum comentário: