sábado, 5 de março de 2011

Mês da mulher marcado por ocupações do MST

Ala feminina do movimento realiza marchas em dez estados e critica uso de agrotóxicos

Marcelle Ribeiro


SÃO PAULO. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, centenas de mulheres do Movimento dos Sem-Terra (MST) ocuparam prédios públicos e estradas e realizaram marchas em dez estados do país. Ontem e anteontem, o edifício do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo, esteve ocupado por cerca de 400 mulheres do MST.

O objetivo é cobrar o assentamento de famílias acampadas e políticas públicas de produção agrícola sem agrotóxicos. Segundo os sem-terra, o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista dos países consumidores de agrotóxicos desde 2009.

- Os agrotóxicos são um desastre para o meio ambiente e para a saúde. Em Mato Grosso, a universidade federal fez uma pesquisa na região de Sinop e descobriu que 99% das mulheres tinham resíduo de agrotóxico no leite materno - disse Edite Prates, representante da coordenação nacional do MST.

De acordo com Edite, como o Dia Internacional da Mulher cai na terça-feira de carnaval, os eventos do MST começaram no final de fevereiro. Para o dia 8, está prevista uma manifestação em Salvador, na Bahia.

Segundo a assessoria de imprensa do Incra, a ocupação do prédio do instituto em São Paulo - que ocorreu no final da tarde de anteontem - foi pacífica e não causou danos. O órgão informou que no momento da ocupação o expediente já estava encerrado. Ontem, os únicos servidores que trabalharam foram os seguranças.

Em São Paulo, manifestantes fecharam parte da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Piaçaguera-Guarujá, perto de Cubatão. A estrada dá acesso ao polo industrial onde se localizam empresas produtoras de fertilizantes.

Ao longo da semana, as mulheres do MST também fizeram manifestações no Rio, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, o MST informou que mil mulheres ocuparam o pátio da empresa Braskem em Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre, na terça-feira.

FONTE O GLOBO

Nenhum comentário: