sexta-feira, 18 de março de 2011

PT proíbe protesto contra Obama

A Executiva Nacional do PT proibiu a participação de militantes em protesto contra a visita de Obama. Em nota, o PT no Rio desautorizou até opinião contra à do partido.

Executiva do PT desautoriza ato contra Obama

Em nota, diretório do partido no Rio condenou mobilização de petistas para realizar protestos contra visita

Maria Lima

BRASÍLIA. A Executiva Nacional do PT desautorizou ontem a iniciativa de setores do partido no Rio que estão chamando para um protesto contra a visita do presidente americano Barack Obama. No final do dia, coube ao diretório municipal do PT do Rio, por orientação da Executiva Nacional, divulgar nota condenando a mobilização e deixando claro que o partido do governo tem interesse em aprofundar as relações com os Estados Unidos.

- A Executiva Nacional do PT não vai endossar isso. Deve sair uma nota da Executiva se posicionando a favor da visita de Obama - anunciou o deputado Geraldo Magela (PT-DF), que integra a Executiva.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que a mobilização foi uma surpresa para a direção do partido, porque todas as discussões internas têm sido no sentido de reafirmar as relações com o governo americano.

- Somos um partido do governo. O diretório do PT não programou, não autorizou, nem apoia qualquer manifestação contra a visita. Se militantes do PT fizerem isso, será de sua responsabilidade. O PT entende que é necessário aprofundar as relações com os Estados Unidos. Talvez essa forma de expressão não seja a mais adequada - disse o líder petista.

Em nota, o presidente estadual do PT-Rio, Jorge Florêncio, explicou que não existe deliberação por parte do diretório estadual ou municipal pela organização, participação e apoio a qualquer manifestação hostil à visita. Na nota, o PT fluminense desautorizou qualquer membro a manifestar opinião, em nome do partido, que não reflita o posicionamento oficial do mesmo.

"Neste momento em que o nosso país consolida-se como estratégico interlocutor no cenário político internacional, a vinda do presidente Barack Obama ao Brasil, a convite da presidente Dilma, deve ser encarada como importante passo para afirmação dos nossos interesses políticos e comerciais. (...) Constitui-se importante oportunidade de consolidarmos a imagem da Cidade Maravilhosa, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil no cenário internacional", diz a nota assinada por Jorge Florêncio.

Opinião/ O Globo
Facções

OITO ANOS e dois meses e meio de poder ainda não ensinaram a todo o PT qual seu verdadeiro papel.

RECEPCIONAR O presidente Barack Obama em palácio enquanto faz juvenis manifestações de rua contra ele seria apenas bizarro se não denunciasse a colcha de retalhos ideológicos que é o partido.

SERVE DE teste de liderança para a cúpula petista, que, acertadamente, enquadrou essas facções. Esperemos o fim de semana.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: