quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aliados dizem que Aécio saiu na frente pela candidatura da oposição; Serra foi assistir

"É muito cedo para falar em 2014", disse o tucano paulista, elogiando o mineiro
Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. O discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi recebido no Congresso como uma forma de costurar a unidade dos partidos de oposição num momento em que PSDB e DEM enfrentam crises internas. Ao mesmo tempo, integrantes da oposição e da base governista disseram que Aécio conseguiu assumir a dianteira na disputa interna pela candidatura oposicionista em 2014. A tentativa de unidade ficou registrada com a presença do ex-governador José Serra (PSDB-SP), que divide com Aécio a liderança do campo oposicionista.

- É muito cedo para falar em 2014 - disse secamente Serra, ao sair do plenário do Senado.

Ele manifestou desconforto com as críticas da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que, num aparte ao discurso de Aécio, lembrou que ele não defendeu o legado do ex-presidente Fernando Henrique durante suas campanhas presidenciais:

- Cobrança imprópria por dois motivos. Coisa exótica. Segundo, "não tem pé nem cabeça" - reagiu Serra.

A presença de Serra no plenário surpreendeu até mesmo os tucanos. Serra tentou minimizar qualquer tipo de rivalidade ou divisão da oposição e foi econômico nos elogios.

- O senador Aécio Neves fez um bom discurso situando o momento político de um ponto de vista histórico, mostrando desdobramentos da democratização brasileira até os dias atuais e também propostas de ação, saneamento. Eu estava em Brasília. Aécio me lembrou que ia fazer o discurso e eu vim assistir com muito prazer e gosto - disse Serra, para ressaltar: - Acho que não precisa ficar dando demonstração de unidade. Algo perfeitamente natural que (num) discurso político importante, eu estando em Brasília, vir com muito gosto.

No final dos apartes, que duraram mais de cinco horas, Aécio encontrou-se com Serra, que estava no Salão Azul. Serra cumprimentou Aécio pelo discurso e ganhou dele uma cópia, que guardou no bolso do paletó.

- Foi uma grande gentileza ele ter vindo - disse Aécio.

Em atrito com Serra desde a campanha presidencial, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), foi enfático ao afirmar que Aécio assume a liderança da oposição no Congresso:

- Foi a palavra que faltava à oposição.

Ao final, integrantes do PSDB e do DEM avaliavam que o discurso de Aécio contribui com seu objetivo de expandir seu cacife em nível nacional, dando-lhe força dentro do partido, mas ponderavam que ainda é cedo para ver as consequências na briga de poder entre o tucanato rumo a 2014.

- O discurso demonstrou a inegável importância que o Aécio tem. Ele fez um gol e foi muito bom para a oposição. Temos que administrar as pretensões (no partido) e estamos longe do momento decisivo, da escolha - disse o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), disse que Aécio apresentou, em nome da oposição, um discurso de modernidade:

- A presença do Serra falou alto, no caminho da intenção da unidade.

Do lado governista, o líder do PT, Humberto Costa (PE), provocou Serra ao comentar o discurso de Aécio.

- O senhor (Aécio) é o melhor quadro da oposição - disse o petista.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: