sexta-feira, 22 de abril de 2011

'Mudou foi o cenário externo'

Carlos Thadeu de Freitas

SÃO PAULO. O ex-diretor do Banco Central (BC) Carlos Thadeu de Freitas, atual chefe da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio, acredita que a maior pressão inflacionária nos próximos meses deve vir da alta dos preços das commodities.

Paulo Justus

O que mudou na economia para que o BC decidisse adotar essa política de alta gradativa da Selic?

CARLOS THADEU DE FREITAS: Internamente não mudou praticamente nada. O que mudou, em relação ao ano passado, foi o cenário externo, que está menos incerto. No ano passado, existia uma expectativa que a economia americana estivesse mais forte e com as taxas de juros subindo. Isso não está acontecendo. Também se pensava que as commodities andariam mais devagar, mas elas continuam subindo. Isso levou o BC a ser mais cauteloso e a subir a taxa de juros gradualmente. Agora, se vai conseguir ancorar a expectativa de inflação com essas políticas, ainda é difícil avaliar.

Podemos esperar novas medidas macroprudenciais após essa decisão?

FREITAS: O BC já deu sinais que vai subir a Selic gradualmente e o próprio mercado já está precificando isso. O mercado deve antecipar essa decisão e subir as taxas de juros. Se, mesmo assim, o crédito continuar crescendo, o BC pode adotar novas medidas macroprudenciais, como o aumento do compulsório. Mas acho que o BC vai esperar um pouco para ver se as últimas medidas já começaram a funcionar.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: