quarta-feira, 20 de abril de 2011

Oposição a Dilma será a menor dos últimos anos

DEM, PSDB e PPS devem ficar, no total, com 96 deputados após criação do PSD

Maria Lima

BRASÍLIA. Não bastasse a debandada de vereadores do PSDB de São Paulo, a cúpula do DEM - que já perdeu 11 deputados federais e um senador -, tenta administrar também perdas simbólicas, como a do tesoureiro e figura histórica no partido, o ex-deputado Saulo Queiroz, que já assinou a criação do PSD. Até agora nenhum dos 32 deputados que assinaram a ata do PSD pediu desfiliação de seus atuais partidos, mas isso é questão de tempo.

Quando a nova legenda tiver se consolidado juridicamente, a debandada criará um quadro novo na política brasileira: a oposição parlamentar ao governo de plantão será a menor desde meados dos anos 1990: DEM, PSDB e PPS ficarão com 96 deputados na Câmara, menos de 20% do total de 513 parlamentares.

Sem o único prefeito de capital, Gilberto Kassab (SP), e em vias de perder o único governador, Raimundo Colombo (SC), do grupo de Jorge Bornhausen, a direção do DEM avisa que vai resistir e descarta fusão com o PSDB, por ora. O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), nega que o governador Colombro vá deixar o partido rumo à legenda de Kassab.

- Essa história que o Colombo vai sair é furada. E fusão com o PSDB não está em pauta. Até porque as baixas que tivemos não desfiguram o partido - disse Agripino, acrescentando que, mesmo com número reduzido de parlamentares não deixarão de fiscalizar o governo. - Nós vamos insistir para continuar oferecendo uma oposição ao país.

Para Saulo Queiroz, o DEM vai desaparecer na próxima eleição, com ou sem fusão com o PSDB. O tesoureiro do DEM argumenta que, com bancada tão pequena (em torno de 30 deputados) o partido perdeu as condições de articular qualquer candidatura no ano que vem. Com essa insegurança no futuro, diz Saulo Queiroz, os deputados e o próprio governador Colombo estão procurando uma legenda que tem potencial de crescimento.

- Para o Colombo é bem melhor se aliar a um partido que nasce com robustez, não subjugado a ninguém, que permanecer no DEM que ficou fraco e inexoravelmente vai ter que se fundir com o PSDB ou outro partido para não desaparecer de vez na próxima eleição. Há várias alternativas, mas que o DEM vai acabar, vai - diz Saulo, um especialista do DEM em prognósticos eleitorais.

FONTE: 0 GLOBO

Nenhum comentário: