quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Tancredo" é emocionante aula de história e política

16º é tudo verdade

Crítica

Engajado, Silvio Tendler conduz filme da Era Vargas à redemocratização de 1985

Eliane Cantanhêde

"Tancredo, a Travessia" repete a fórmula da história real, alternando as espetaculares manifestações de rua com as competentes articulações de gabinete que em 1985 confluíram para a redemocratização em segurança e em clima de festa.

Velhos filmes, fotos e entrevistas misturam-se a depoimentos recentes de políticos e artistas. É assim que o engajado Silvio Tendler nos leva ao passado.

Todo em preto e branco, o que lhe confere densidade, o filme recupera a história a partir de 1930, indo buscar em Getúlio Vargas o fio da meada do golpe militar de 1964 e os personagens da redemocratização de 1985.

No centro, Tancredo Neves, ministro da Justiça de Vargas, primeiro-ministro no parlamentarismo que garantiu a efêmera posse de João Goulart, a última mão a cumprimentar Juscelino Kubitschek na partida para o exílio.

Na ditadura, recolheu-se a um discreto mandato na Câmara. Diferentemente de JK, foi o único do PSD a não votar em Castelo Branco para a Presidência. Mesmo assim, não foi cassado.

O mineiro Tancredo atravessou décadas, governos e regimes até se transformar no instrumento do fim do autoritarismo, uma revolução sem armas ou sangue, feita na melhor articulação política e embalada pelas ruas.

"Conciliação" foi a palavra-chave da atuação de Tancredo, reforçada por fatos e depoimentos de protagonistas como Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Fernando Lyra e Aécio Neves.

Se faltou alguém, foram Jorge Bornhausen e Guilherme Palmeira que, ao lado de Marco Maciel, capitanearam a dissidência do PDS, o partido do regime militar.

Foi essa Frente Liberal que deu sustentação à insubordinação de Aureliano Chaves e à entrada em cena do próprio Sarney. Fechou-se o cerco.

Assim como o país se uniu pelas Diretas Já, deslizou suavemente para o apoio à Nova República, possível com a eleição de Tancredo pelo colégio eleitoral.

Excluíram-se apenas a linha dura militar, o deputado Paulo Maluf (que Tancredo derrotou na eleição indireta) e, de outro lado, o PT.

O destino e os médicos -como Tendler explora bem- impediram que Tancredo assumisse. Como Getúlio, saiu da vida e entrou para a história. Sarney, que seria transitório, ficou cinco anos.

O filme começa com a comunicação da morte de Tancredo pelo jornalista Antônio Britto, porta-voz da longa agonia. E acaba com Aécio Neves reproduzindo a última frase que ouviu do avô Tancredo: "Eu não merecia isso".

Para quem era jovem demais ou nem tinha nascido, "Tancredo, a Travessia" é uma aula de história, de política e de otimismo.

Para quem viu a história acontecer, é uma emoção, com o hino nacional na voz de Fafá de Belém, "Vai Passar", de Chico Buarque, e "Coração de Estudante", de Milton Nascimento. Ali, o Brasil estava de parabéns. Agora, o filme também.

TANCREDO, A TRAVESSIA
DIREÇÃO Silvio Tendler
QUANDO hoje, às 15h, no Cine Livraria Cultura, em São Paulo CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom

FONTE: FOLHA DE S. PAULO/ ILUSTRADA

Nenhum comentário: