domingo, 8 de maio de 2011

BCs querem guerra à ''complacência com a inflação''

Presidentes de bancos centrais iniciam reunião hoje na Suíça para discutir estratégias de contenção dos preços

Jamil Chade

Os maiores bancos centrais do mundo querem um compromisso dos emergentes na luta contra a inflação. Os xerifes do sistema financeiro internacional se reúnem a partir de hoje na Basileia, na Suíça, com praticamente uma só tema na agenda: como dar uma resposta à alta nos preços no mercado global.

Segundo fontes que participam do encontro, a mensagem que os BCs querem passar na segunda-feira ao mercado, quando a reunião terminar, é a de que há um compromisso internacional para enfrentar a pressão inflacionária e chegou a hora de acabar com a complacência em torno da inflação, principalmente nos mercados emergentes.

A reunião ocorre no momento em que Brasil, China e Índia se deparam com a constatação de que a alta nos preços tem escapado a seu controle. No caso do Brasil, dados do governo mostraram que os preços superaram a meta de inflação estipulada pelas autoridades.

"A inflação nos países emergentes é uma preocupação não apenas para essas economias, mas também para Europa e Estados Unidos, que dependem hoje do bom desempenho dos emergentes para continuar exportando e compensar a falta de crescimento de seus mercados internos", explicou ao Estado o presidente de um BC no Oriente Médio, que pediu para não ser identificado diante do compromisso de sigilo em torno do que se debate na reunião.

Nos últimos dias, diversos governos de países em desenvolvimento foram obrigados a anunciar uma elevação nas taxas de juros. Além do caso brasileiro, uma das principais preocupações é com a inflação na Ásia.

Filipinas, Índia, Vietnã e Malásia elevaram suas taxas de juros nos últimos cinco dias. Um estudo da ONU confirma que a Ásia será o motor do crescimento da economia mundial em 2011 e 2012, mas indica que a tendência será acompanhada por uma pressão nos preços.

Desde outubro de 2010, a China já elevou quatro vezes a sua taxa de juros. Na Índia, o governo já aumentou a taxa em nove ocasiões em 12 meses. O governo da Índia anunciou o combate à inflação como uma prioridade.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: