quarta-feira, 18 de maio de 2011

A comédia humana de Paulo Rónai

Na última sexta, conversamos no “Fim de expediente” com Cora Rónai. Entre um papo agradável sobre novidades tecnológicas, especialidade da convidada, e os assuntos da semana, chegamos às histórias do pai de Cora, o tradutor e professor Paulo Rónai. Além de histórias prosaicas, detalhes do convívio íntimo com gigantes de nossa história literária, como Drummond e Guimarães Rosa, lembramos do monumental trabalho de organização, supervisão de tradução e notas adicionais à “Comédia humana”, de Balzac.

A edição da emblemática Editora Globo da Rua da Praia, de Porto Alegre, é um colosso. Rónai levou mais de quinze anos para dar por concluídos os dezessete volumes, que compilam 89 contos e romances do autor francês. São 7500 notas de rodapé que ajudam o leitor a se situar na França do século XIX. A entender melhor suas tensões sociais, políticas, históricas. Além de testemunhar a configuração do chamado sistema literário. Algo que se torna ainda mais complexo, quando pensamos nas inter-relações entre os 3.000 personagens que compõem esse impressionante panorama literário, espalhados ao longo de 12.000 páginas.

José Godoy é escritor e editor. Mestre em teoria literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP),

Nenhum comentário: