sábado, 28 de maio de 2011

Lula: constituinte para reforma política

Em reunião com sindicalistas, ex-presidente sugere mudanças nas eleições

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. Em reunião ontem em São Paulo com dirigentes de seis centrais sindicais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a convocação de uma assembleia nacional constituinte para tratar exclusivamente da reforma política. A intenção de Lula foi revelada, depois da reunião de cerca de duas horas com os sindicalistas, pelo presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho.

- Ele (Lula) não entrou em detalhes, mas disse que se a gente não conseguir fazer uma ampla reforma agora, que possa atender aos interesses do povo brasileiro, ele defenderá uma constituinte para 2014.

Segundo Paulinho, Lula considera difícil a aprovação de uma reforma política, mesmo que seja com pontos consensuais, sem mobilização popular.

- Ele acha que se deixar do jeito que está, a tendência é não ter reforma nenhuma ou ter uma reforma que atenda muito pouco os interesses da população.

A proposta defendida por Lula é uma alternativa, segundo Paulinho, à sua intenção de mobilizar os 10 mil sindicatos de trabalhadores ligados às seis centrais para a discussão de novas regras políticas. A mobilização, que teria a participação de movimentos sociais, culminaria com a realização de uma plenária para a elaboração de propostas para a reforma. Um outra questão que Lula defendeu, segundo Paulinho, foi a coincidência na data das eleições municipais, estaduais e federais.

Antes de começar a reunião com Lula, o deputado defendeu, em tom de ironia, que Lula assuma a Casa Civil no lugar de Antonio Palocci. Depois, em tom sério, recomendo que Lula socorra o governo no caso Palocci.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: