quarta-feira, 11 de maio de 2011

Obras do Minha Casa Minha Vida paradas há um ano e meio levam moradores às ruas

De 510 casas prometidas para bairro pobre de Salvador, só 120 começaram a ser erguidas

SALVADOR . Num protesto pela interrupção, há pelo menos um ano e meio, das obras do Loteamento Residencial Bom Sucesso, cerca de 500 moradores do bairro Nova Esperança bloquearam ontem de manhã a estrada que liga o Centro Industrial de Aratu à capital baiana, provocando grande engarrafamento e transtornos para quem circulava pela Região Metropolitana de Salvador. O loteamento faz parte das obras do Minha Casa Minha Vida para pessoas de baixa renda, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia.

Os manifestantes levaram faixas protestando contra o que chamaram de "empurra-empurra" e "enrolação" das autoridades. Uma das faixas dizia que, enquanto a Caixa Econômica Federal não libera os recursos para a conclusão do loteamento - porque a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão estadual executor das obras, não apresenta os documentos necessários -, a Conder alega que não pode tocar os trabalhos justamente pelo fato de a CEF reter os recursos. Outra faixa cobrava: "Queremos solução".

O projeto original do Loteamento Bom Sucesso prevê a construção de 510 casas, ruas urbanizadas, áreas de lazer e o desenvolvimento de ações de geração de renda. O que se vê no local, no entanto, é um cenário de abandono. Apenas 120 casas começaram a ser erguidas e estão inacabadas, sem instalações elétricas e hidráulicas. As ruas não foram urbanizadas, e o material deixado no canteiro das obras, como telhas, vem sendo roubado.

Na quinta-feira, haverá uma reunião de diretores da Associação de Moradores de Nova Esperança com representantes do órgão para discutir soluções para o problema. A Caixa informou que vai liberar os recursos necessários para concluir a primeira etapa do loteamento. Mas para a segunda etapa, quando está prevista a construção de mais 99 casas, vai depender de projetos técnicos a serem encaminhados.

FONTE: AGÊNCIA A TARDE

Nenhum comentário: