sexta-feira, 6 de maio de 2011

Petista defende PSD

Para Jaques Wagner, aliança é viável

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O governador petista Jaques Wagner (BA) defendeu ontem que o PT busque o apoio do novo PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pensando no projeto nacional do partido e não nacionalizando a disputa paulistana. Líderes petistas do Nordeste estão preocupados com manifestações de hostilidade da nova cúpula do PT em relação ao PSD. Isso porque pode jogar no colo da oposição em 2014 esse grupo de políticos que, em grande maioria, manifestou desejo de aderir ao governo Dilma. É a primeira divergência pública dos líderes com o novo comando nacional.

- Não se pode generalizar um eventual problema local, restrito a São Paulo. O PT precisa entender que o Brasil é um caleidoscópio. Não podemos atacar Kassab - disse Wagner, após almoço com ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A declaração do governador baiano acontece menos de uma semana depois de o novo presidente do PT, Rui Falcão (SP), criticar a gestão Kassab e classificar o PSD como oposição. Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu também atacou a gestão de Kassab ao afirmar que "a mídia deixou passar batida a oportunidade de registrar que ele (Kassab) é o campeão na criação de secretarias ( já chegam a 30)".

Os petistas do Nordeste estão incomodados com a volta da hegemonia paulista no comando do PT. Citam que no Ceará, Pernambuco e Bahia Dilma abriu diferença de nove milhões do total de 12 milhões de votos de vantagem que teve sobre José Serra (PSDB) nas eleições de outubro.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: