quinta-feira, 19 de maio de 2011

PMDB e PT costuram para 2012

Presidentes das siglas selam pacto de não agressão em São Paulo e rascunham alianças nas principais capitais

Denise Rothenburg

Os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PMDB, Valdir Raupp, discutiram um acordo prévio em torno de alianças eleitorais, principalmente no que se refere ao alvo prioritário petista na corrida municipal de 2012: São Paulo. Como ambos terão candidatos, selaram um pacto de não agressão no primeiro turno. Falcão e Raupp consideram que o adversário principal será mesmo José Serra, do PSDB.

No almoço que tiveram ontem, em Brasília, Raupp informou ao petista que a ideia do PMDB é lançar candidatos onde for possível, seguindo a orientação do diretório nacional. Ele confirmou que Gabriel Chalita, hoje no PSB, ingressará no PMDB com o passaporte para concorrer à prefeitura. “São Paulo hoje não é uma cidade governada pelos nossos partidos”, comentou Raupp. “O importante é combinarmos desde já para que não haja caneladas e para abrirmos a possibilidade de estarmos juntos no segundo turno”, completou Falcão.

Haddad

O PT também pretende lançar candidato próprio em São Paulo. O nome preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele, entretanto, não conta com o apoio das lideranças paulistas da sigla, divididas entre vários pré-candidatos. A mais forte hoje é a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que já manifestou interesse em concorrer caso o opositor seja Serra.

O acordo prévio entre os partidos prevê que onde o PT tem o prefeito candidato à reeleição, o PMDB fará tudo o que estiver ao alcance para garantir a aliança. Em Goiânia, por exemplo, a intenção é de que os peemedebistas, liderados pelo ex-prefeito Íris Rezende, apoiem a campanha pela reeleição de Paulo Garcia, que assumiu o cargo quando Íris Rezende renunciou para concorrer ao governo do estado.

Em troca, o PMDB deve receber o apoio do PT em cidades que governa. A principal delas é o Rio de Janeiro. Lá, o partido trabalha para reeleger Eduardo Paes, que conta com a simpatia da presidente Dilma Rousseff. Falta combinar com as lideranças do próprio PT, que não estão muito seguras de que este seja o melhor caminho para os petistas do Rio de Janeiro.

Minas

Nas grandes cidades, a maioria dos partidos deseja ter candidato próprio. Em Belo Horizonte, por exemplo, o deputado Leonardo Quintão, pré-candidato do PMDB, aproveitou a coincidência de ter escolhido o mesmo restaurante de Raupp e Falcão para almoçar ontem e foi até os comandantes partidários sugerir que o PT lance o candidato a vice em sua chapa. O PT mineiro tem resistências à aliança. Se não seguir com o atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), lançará candidato próprio.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: