quarta-feira, 11 de maio de 2011

PSDB terá candidato próprio no RJ em 2012, diz Guerra

Em reunião com Rodrigo Maia e Garotinho, presidente do PSDB discutiu alianças em cidades do Interior; na capital fluminese, nome mais cotado para enfrentar Paes é do deputado Otávio Leite

Luciana Nunes Leal

RIO DE JANEIRO - Apesar de ter se reunido com os deputados Rodrigo Maia (DEM) e Anthony Garotinho (PR), que articulam uma aliança para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), garantiu nesta terça-feira, 10, que os tucanos lançarão candidato próprio na capital fluminense.

O PSDB estimula outras candidaturas de oposição ao prefeito Eduardo Paes (PMDB), favorito na disputa do ano que vem. A expectativa dos oposicionistas é captar votos em fatias diferentes do eleitorado e buscar um segundo turno. Guerra disse que discutiu com Maia e Garotinho possíveis alianças entre PSDB, DEM e PR em municípios do interior.

O nome mais cotado no PSDB para enfrentar Paes é o deputado Otávio Leite. Rodrigo Maia deverá fechar uma chapa com a filha de Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), como candidata a vice. Recém-criado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSD provavelmente lançará o ex-deputado Indio da Costa (ex-DEM), candidato derrotado a vice-presidente em 2010, na chapa de José Serra (PSDB). Outro provável candidato de oposição a Paes é o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL.

O problema para a oposição carioca é que em 2012 dificilmente conseguirá um nome competitivo como foi Fernando Gabeira (PV), em 2008. O ex-deputado verde perdeu para Paes no segundo turno por apenas 55 mil votos. Candidato à reeleição, o atual prefeito tem uma aliança semelhante à do governador e aliado Sérgio Cabral (PMDB), que reúne PT, PSB, PDT, PC do B e vários pequenos partidos.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

3 comentários:

SENTIDO OESTE disse...

Fernando Gabeira não começou as eleições de 2008 como candidato competitivo. Lançou sua candidatura com 8% de intenção de Voto quando o PPS - acertadamente integrou a Frente.
O fator PSOL no Rio de Janeiro deve ser analisado sem sectarismo tanto por parte deles como de nossa parte.
Lamentamos que não tenha ocorrido uma conversa do PSDB com o PPS. Niterói é uma possibilidade de candidatura viável se houver alianças. Podemos contribuir na formação de uma Frente Alternativa com os Verdes e agremiações menores no Rio de Janeiro.
A aprovação do atual prefeito (Ótimo+Bom) não ultrapassa os 40% (mesmo com toda essa BASE que silenciou a antiga ESQUERDA GREVISTA no Rio de Janeiro). Portanto, teríamos segundo turno se as eleições fossem hoje.
Vagner Gomes
PPS-Campo Grande

Carlos Aceveda disse...

Excetuando Rodrigo Maia e Clarissa Garotinho (Deus nos livre), qualquer coisa é melhor que Eduardo Paes, mas meu voto vai para o deputado Marcelo Freixo se ele for candidato, tenho curiosidade em saber como seria o governo de um prefeito honesto, coisa que nunca vi nesta cidade nos meus 43 anos de vida.

Anônimo disse...

Cabral Presidente! Estamos Juntos!