quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reflexão do dia – Roberto Freire: crise grave é no governo, não da oposição


Foto: Tuca Pinheiro

Conosco, ocorre a dança da política e dos políticos, o que atinge apenas a nós mesmos; mas com o governo, que está sem saber o que fazer, batendo cabeça, é grave e preocupante”.

Há contradições, nessa época de cobertor curto, bem diferente daquela, de Lula, que Luiz Werneck chamou de estado novo do PT, porque o governo podia atender a todos”,

A oposição comete erros, como o do PSDB, de antecipar a eleição de 2014 e, com isso, desagregar o que já não era muito agregado, ou do DEM, que expõe fraqueza e falta de perspectiva. E que a oposição seja tratada como bloco, como se fóssemos nos fundir, e não adianta negar, porque já fiz isso 500 vezes.

A oposição, não pode se desesperar. Lembro o drama vivido pelos oposicionistas do MDB na década de 70, no milagre econômico, quando muitas lideranças falavam até mesmo em autodissolução. Resistimos; veio a crise do petróleo e o governo foi derrotado”.

Embora pequena no Parlamento, na sociedade, a oposição cresce. Esse novo governo aliviou um pouco os setores médios, que estavam saturados do Lula pop star; Ela (a presidente Dilma) distensionou e melhorou a política externa.

Mas a especulação das commodities me preocupa.. Se estourar a especulação das commodities, ela vem para cá, para cima de uma economia que não teve crescimento exponencial, cujo crescimento foi baseado no consumo. Chamo a atenção dos companheiros a se preocupar com a crise econômica do governo, porque o país não tem a grande gerente que a propaganda eleitoral prometeu.

Roberto Freire, na abertura da reunião da Executiva Nacional do PPS, Brasília, 10/5/2011

Nenhum comentário: