terça-feira, 17 de maio de 2011

Serra: ideia de união é fora de hora

SÃO PAULO – O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) disse ontem que a proposta de fazer uma fusão de partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) defendida pelo senador tucano Aécio (MG) é uma discussão “fora de hora”. A declaração foi feita logo depois da inauguração da estação Pinheiros do Metrô.

Serra ficou ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante a cerimônia. “Não é uma ideia que está posta. É uma discussão fora de hora”, criticou Serra. Conforme a Folha de S.Paulo revelou ontem, Aécio Neves planeja criar o novo partido para representar a oposição na disputa presidencial de 2014.

O governador tucano endossou as declarações de seu antecessor no cargo. “Eu respeito as ideias dele. Eu respeito Aécio, mas é muito cedo para essa discussão”, comentou Alckmin.

Após a cerimônia, Serra, Alckmin e Alberto Goldman, cogitado para a secretaria nacional do partido, percorreram um trecho do Largo da Batata, em Pinheiros. Os três falaram com moradores, pararam num bar e tomaram café, pago por Goldman – que governou São Paulo no final do mandato de Serra, então envolvido com a candidatura à Presidência.

Serra e Alckmin têm aparecido em público numa tentativa de mostrar coesão no partido e que não existe crise. Ambos disputaram espaço no PSDB para a candidatura à Presidência em 2010. Serra também compareceu à inauguração da estação Butantã, em março passado.

Outros líderes tucanos – como Tasso Jereissati, Fernando Henrique Cardoso e o próprio Alckmin – já mencionaram a fusão do PSDB com DEM e PPS como uma possibilidade a ser considerada no horizonte da oposição. “Existem propostas nesse sentido. São aspectos delicados. Acho que o mais importante é manter a coesão dos partidos. (...) Não sei qual a tendência, se vai haver fusão ou não”, afirmou FHC, em abril. Naquela mesma semana, Geraldo Alckmin disse que a fusão “pode ser muito boa, mas que não via urgência nessa discussão”.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: