quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Homenagem do PSDB pelos 80 anos de FHC

Gritos de “FHC, FHC, FHC..”, palmas e um parabéns pra você cantado por todo o auditório. Foi assim que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi recebido, nesta quinta-feira(30/06), no auditório Petrônio Portela, no Senado, para a homenagem do PSDB aos seus 80 anos. Governadores e representantes do partido, como os líderes no Senado, Alvaro Dias, e na Câmara, Duarte Nogueira, fizeram parte da mesa principal do evento.

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra(PE), abriu a cerimônia falando sobre o orgulho do partido em realizar a homenagem: “Esta é uma homenagem que o PSDB faz com muito orgulho e satisfação, com todos os amigos se reencontrando em torno de FHC. Este é o reconhecimento da obra, trabalho e vida do grande líder FHC, que sintetiza um grande período da vida brasileira”, disse Sergio Guerra.

A atriz Fernanda Montenegro, mestre de cerimônia, se disse honrada por “se somar ao sentimento de gratidão também compartilhado por muitos brasileiros. Não sou e nunca fui militante partidária, mas esta é uma hora especial”. A atriz leu um trecho da carta da presidente Dilma Roussef elogiando FHC.

A platéia lotada assistiu a vídeos preparados pelo partido contando a trajetória de Fernando Henrique e destacando declarações do ex-presidente como essa: “Valeu a pena ter dedicado toda a minha vida à política. Creio que foi possível ter colaborado para o País.. A democracia está mais consolidada. Conseguimos avanços indiscutíveis. Apesar das adversidades, fizemos o possível porque o fundamental para governar não é a popularidade, mas o respeito conquistado. É preciso manter os pés no chão com os olhos abertos ”. Em outro vídeo intitulado ‘uma vida em muitos tempos’, FHC diz “Aos 80 anos, FHC diz que se sente de bem com a vida e com o mundo”.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, falou em nome dos governadores tucanos, destacando a luta de FHC em prol das Diretas Já e o papel fundamental do ex-presidente na implantação do Plano Real. “Depois de tudo que FHC fez, destaco meu orgulho de brasileiro ao testemunhar um líder disposto a reiventar-se, a descobrir novos mundos a partir dos 80 anos. Ele nos aponta o futuro com a mesma jovialidade dos seus vinte e poucos anos. Nós é que estamos sendo homenageados pelo seu exemplo, sua coragem, sua alma inovadora e profundidade intelectual”, disse.

Políticos de outros partidos também fizeram questão de homenagear o ex-presidente: “É um momento histórico. Muitos podem estranhar a minha presença neste ato pela minha filiação partidária, mas reconheço na trajetória política de FHC um homem comprometido com os interesses do povo e do País”, disse o presidente da Câmara, deputado Marco Maia(PT/RS).

O presidente do ITV, Tasso Jereissati, disse que FHC é um dos maiores estadistas da história do Brasil. ”Uma das figuras mais emblemáticas do nosso partido. É difícil encontrar um homem público tão aberto a novas ideias. A sua posição foi sempre a de nunca ceder diante de um aplauso imediato, de nunca se render às tentações quando estava em jogo o futuro da nação . Essa é a sua marca ” .

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ministro da Justiça no governo FHC, ressaltou a transparência do ex-presidente na sua relação com o poder: “ Ele nos mostrou que a relação com o poder não se confunde com a pretensão e o autoritarismo. Só os ignorantes e inseguros são autoritários. Se cheguei até aqui na vida política por causa de FHC” .

O ex-governador de São Paulo e presidente do Conselho Político do PSDB, José Serra, lembrou a perda de Paulo Renato e disse que o tributo a FHC mostra a força do PSDB como um partido que pode fazer muito pela construção do País. ”FHC nos ensinou que é preciso ter valores, ter lado, apontar as mazelas adversárias e falar a todos neste nosso País. Sempre quis unir os brasileiros. Um exemplo de decoro, dedicação. E é por isso que todos nós o amamos”.

O senador Aécio Neves (PSDB/MG) , que está de licença médica, enviou uma declaração em vídeo : “ FHC é um ser plural. Para mim três facetas são marcantes: um homem de Estado, o grande pensador e o amigo. Se vivemos em um país melhor é por causa de sua capacidade e determinação. Vejo com enorme alegria que começa a haver, não apenas de seus aliados, mas de grande parte dos brasileiros, o reconhecimento em relação à relevância do seu papel na construção desse Brasil que estamos vivendo hoje. Não se trata mais de homenagear o homem e a sua obra, o que estamos fazendo é resgatando a verdade sobre um tempo ” .

Fernando Henrique Cardoso falou sobre os desafios do País, disse que é preciso melhorar a qualidade do ensino brasileiro; encontrar uma economia que se preocupe com o meio ambiente e dar voz aos que não têm: “ Não podemos ter a pretensão de que iremos dar a receita ou comandar. É preciso ter a sabedoria de ouvir e compreender as vozes que não ecoam aqui. Ouvir quem não tem voz ainda. Este é o desafio”.

FHC também falou, emocionado, que não tinha palavras para agradecer a homenagem.” Essa festa foi quase íntima para mim. A essa altura da vida nada é ridículo e fiquei muito tocado. Vi tanta gente falando coisas tão bonitas que me perguntei:eu já morri?. É engraçado se sentir um morto vivo, com tantas homenagens. Me sinto mais jovem hoje e, é com esse renascimento aos 80 anos, que tentarei com humildade seguir os conselhos que recebi aqui hoje. O meu impulso agora é ser amado e amar, e eu sinto que sou amado e feliz”, disse FHC, aplaudido por mais de mil pessoas presentes à homenagem.

Nenhum comentário: