segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itamar e a imprensa:: Mônica Gugliano

Era o primeiro fim de semana de Itamar Franco na Presidência da República, após o impeachment de Fernando Collor. No comitê de imprensa do Planalto, onde trabalham os jornalistas que cobrem diariamente a Presidência, havia um grande alvoroço. O presidente, que acabara de ser empossado no meio da crise institucional, prometera dar uma entrevista. Ninguém sabia exatamente quando. Seria uma coletiva ou ele falaria apenas com um veículo?

Imaginávamos que aconteceria naquele sábado. Até que no meio da tarde um dos nossos telefones tocou.

- O presidente está chamando a repórter do GLOBO (era eu), a repórter do "Estadão" e a repórter da "Folha" - disse um assessor, convidando-nos a subir ao 3º andar, onde fica o gabinete do presidente.

Gravadores e blocos na mão, subimos e esperamos alguns minutos na antessala. Logo, o presidente apareceu. Cumprimentou-nos e fugiu de nossas perguntas, dizendo que não daria entrevista. Meio sem entender o que iria acontecer, ouvimos o convite:

- Venham aqui comigo que quero mostrar-lhes uma coisa - convidou Itamar.

Seguimos o presidente por uma porta que, do gabinete, dava acesso a uma área reservada. Em segundos nos deparamos com um quarto reservado. Itamar comandou um tour pelas dependências mais íntimas do Planalto. Entrevista? Não.

Voltamos ao comitê de imprensa, ligamos para nossos chefes nos jornais, que aguardavam por notícias exclusivas, explicamos como fora o encontro - frustrante para quem esperava revelações sobre como seria o governo - e inauguramos, assim, o que seria a relação entre os jornalistas e o presidente Itamar Franco.

O presidente tinha secretário de Imprensa. Era o jornalista Francisco Baker. Mas seus verdadeiros porta-vozes estavam longe do Palácio. Eles eram a dona Raimunda, cozinheira em Brasília; Hélio, uma espécie de faz-tudo que preparava o melhor pão de queijo da República; seu Pedro, motorista, e dona Maria, que trabalhavam no apartamento de Itamar em Juiz de Fora. Telefonávamos para a casa do presidente quando queríamos falar com ele. Um deles atendia e passava o recado a Itamar. Com sorte, o presidente retornava, e tínhamos a manchete do jornal do dia seguinte.

A influência dos quatro ia muito além das opiniões e conselhos dos ministros do governo. Se dona Maria ou dona Raimunda, pela manhã, reclamava do preço dos medicamentos ou do aumento da conta de gás, era só esperar que chegasse a noite. Quase sempre por volta das 22h, ao sair do Palácio, por uma porta lateral que hoje já não é mais usada, Itamar parava, chamava-nos e anunciava singelamente:

- Estou pensando em tabelar os preços dos medicamentos...

Ou:

- Acho que devemos congelar o preço do gás...

Era um rebuliço. Saíamos correndo, ligando para nossos editores, que, traumatizados por congelamentos e outras maluquices econômicas dos nossos governantes anteriores, não sabiam se acreditavam ou não na informação. Afinal, ainda que ela viesse do chefe da nação, nunca era uma afirmação clara e, o tempo nos mostrou, quase nunca se confirmava.

Foi assim, também, em setembro de 1993. Recebi um telefonema dizendo que o presidente me convidava para tomar um café com ele no gabinete. Ele me recebeu na sala ao lado do gabinete, um pequeno escritório. Num dos cantos havia uma mesinha com copinhos e uma garrafa térmica dessas de apertar. Ele mesmo servia o café. Não era uma entrevista, disse ele. Era só uma conversa. No meio dela, sugeriu:

- O que você acha se eu antecipar as eleições previstas para o ano que vem?

Engasguei com o café e perguntei:

- Como assim? Para que antecipar as eleições? Falta um ano ainda...

Tranquilamente, ele continuou:

- Seria melhor. Fazemos uma consulta aos partidos e marcamos uma data. Qual data você acha melhor?

- Sinceramente, nenhuma - respondi.

Ele insistiu, e chegamos a uma data qualquer em dezembro de 1993. A conversa terminou, e ele me disse que, se eu quisesse, poderia publicar sua sugestão em off.

Meus chefes no jornal acharam melhor abrir mão do furo jornalístico. Até porque o tempo já nos havia ensinado a conhecer Itamar, uma pessoa, como ele mesmo gostava de se definir, "mercurial". E duas horas depois vimos que estávamos certos: ele mudara de opinião.

Nos dois anos em que ocupou o cargo mais importante do país, descobrimos um homem severo no trato das questões públicas. Não admitia a possibilidade de envolvimento com corrupção nem dele nem daqueles que o cercavam.

Mas era um presidente muito simples. Não gostava das viagens, da pompa, do glamour do cargo, e reivindicava que o tratássemos como um cidadão comum. Detestava o aparato de segurança que o cercava e reclamava muito da imprensa, que não lhe dava trégua. Apesar das queixas, buscava ser gentil com os profissionais que o acompanhavam. Dava-nos carona no avião presidencial, para que voltássemos mais rapidamente para casa, argumentando que passávamos muito tempo longe de nossas famílias.

Certa vez, convidou-me para viajar com ele a Buenos Aires. Eu havia contado a ele que minha avó morava lá. Era uma visita bilateral, e eu imaginava que o convite incluía uma entrevista exclusiva. O tempo de voo passava e nada de entrevista. Até que ele me explicou que não havia me convidado para trabalhar, e sim para que visitasse minha avó. Em pânico, com a vergonha que iria passar, depois de viajar com o presidente da República e não conseguir nenhuma informação, tentei convencê-lo de todas as maneiras a falar alguma coisa. Acabou respondendo a tudo que perguntei. Mas, antes, tive que jurar que no dia seguinte a primeira coisa que faria seria ver a minha avó.

Mônica Gugliano foi repórter do GLOBO durante o governo Itamar Franco e cobria o Palácio do Planalto

Nenhum comentário: