sábado, 2 de julho de 2011

Obra do PAC viola legislação trabalhista

No canteiro da Transnordestina, operários da Odebrecht não tinham sequer água potável

RECIFE. Considerada uma das duas principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, a ferrovia Transnordestina está sendo construída com uma série de irregularidades trabalhistas. Segundo o Ministério Público do Trabalho, nos canteiros de obras, em Pernambuco, faltam de água potável a equipamentos de proteção. Auditores do Ministério do Trabalho aplicaram 15 autuações contra a Odebrecht, principal empreiteira da ferrovia. Acidentes de trabalho na obra já provocaram três mortes.

Segundo o procurador Roberto Portela Mildener, os operários estão em situação "pior do que o gado". Entre as violações estão jornadas excessivas, horas extras não pagas e um livro de ponto assinado antecipadamente.

Em um dos autos de infração, a Odebrecht vai ter de pagar R$3,5 milhões em débitos salariais a 1 mil 200 operários. A empreiteira disse que vai prestar esclarecimentos ao órgão responsável no prazo estabelecido (10 dias). Dos 1.728 quilômetros da Transnordestina, a Odebrecht executará 1.200. A obra prevê investimentos de R$5,4 bilhões.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: