sábado, 9 de julho de 2011

Oposição condena a reabilitação de réus do mensalão

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS

Parlamentares e presidente da OAB criticam a permanência de mensaleiros no governo Dilma

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. A denúncia final do Ministério Público Federal sobre o escândalo do mensalão durante o governo do ex-presidente Lula levou representantes da oposição e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, a criticarem o PT e o governo Dilma por terem se antecipado em reabilitar parte dos chamados mensaleiros. A expectativa entre os líderes da oposição é que os 36 envolvidos no esquema que tiveram a acusação confirmada por Gurgel sejam efetivamente punidos.

- Muitos dos denunciados estão sendo premiados dentro do governo e do PT. Algo que causa perplexidade. O que a sociedade espera é que os responsáveis pelo mensalão sejam punidos. Pois a impunidade com que vivem desde a descoberta desse esquema é inexplicável e injustificável - afirmou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Delúbio voltou ao partido em abril deste ano

Com o aval da executiva do PT, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, um dos réus do mensalão, foi refiliado ao partido com grande festa em abril passado. Já o ex-presidente nacional do PT e ex-deputado José Genoino, que também faz parte dos acusados da denúncia final, ganhou um cargo de assessor especial do Ministério da Defesa, depois que não conseguiu se reeleger para a Câmara dos Deputados.

A despeito de seu envolvimento no escândalo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) foi designado para presidir a mais importante comissão permanente da Câmara, a de Constituição e Justiça.

- Quero saber agora como o PT vai reagir, depois de ter recebido de braços abertos parte desses réus dos mensalão. Alguns sob aplausos - provocou o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

A sensação de impunidade que reina hoje no país, na opinião do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), acaba estimulando a repetição do mal feito. Ele cita como exemplo as denúncias que derrubaram esta semana toda a cúpula do Ministério dos Transportes, incluindo o ministro Alfredo Nascimento, em que um suposto esquema de cobrança de propina poderia ser comparado ao mensalão.

- Quanto mais o tempo passa, a sensação de impunidade aumenta. E a impunidade é a alma da corrupção. A punição exemplar é a única forma de se restabelecer a confiança da sociedade brasileira em torno das investigações envolvendo escândalos. Há o sentimento de que as coisas não dão em nada, e isso é extremamente prejudicial ao país e às instituições - advertiu o parlamentar do PSDB.

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), elogiou a atuação do Ministério Público federal. Ele também avalia que a denúncia de Gurgel serve de alerta para os maus políticos.

- Isso sinaliza que o Ministério Público está funcionando e de maneira atuante. Então, que botem as barbas de molho os malfeitores dos governos Lula-Dilma. A possibilidade de julgamento e condenação dos malfeitores do mensalão passa a ser algo concreto. Mais do que isso, acaba com essa estapafúrdia ideia do ex-presidente Lula de que o mensalão era uma farsa montada pela oposição. Sabe ele agora que a marca no seu governo será indelével. Foi um dos governos mais corruptos do Brasil - afirmou Freire.

OAB diz que decisão de Gurgel derruba tese do PT

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a decisão de Gurgel derruba definitivamente a tese do PT de que o mensalão não existiu, além de deixar o PT numa situação bastante delicada.

- A decisão do procurador coloca o PT numa situação difícil, porque parece que, para a sociedade, ética é uma coisa e para o PT outra - afirmou Ophir.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: