sábado, 23 de julho de 2011

PPS cobra esclarecimentos do ministro-chefe da CGU

PSDB volta a pedir CPI para apurar caso Dnit

Adriana Vasconcelos
BRASÍLIA. Embora a Comissão Representativa do Congresso ainda não tenha dado qualquer sinal de que vai analisar o requerimento do PSDB propondo a convocação do ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, o PPS decidiu ontem apresentar mais um pedido. Desta vez, convocando o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. E o PSDB volta à carga com proposta de uma CPI.

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), cobra esclarecimentos de Hage sobre os procedimentos que estão sendo adotados pela CGU em relação às denúncias de pagamento de propina e superfaturamento em obras do Dnit e na Valec, estatal que controla as ferrovias no país.

- O aumento vertiginoso de termos aditivos e de contratos firmados pelo Dnit e Valec são um verdadeiro escândalo que não pode ter passado desapercebido pela CGU que é, em última instância, responsável pela defesa do patrimônio e da transparência da gestão pública - justificou Rubens Bueno.

Já o líder do PPS considera muito estranho que a CGU não tenha encontrado indícios de sobrepreço e de superfaturamento em contratos do Dnit e Valec.

Com a demissão ontem de mais um diretor do Dnit, o petista Hideraldo Caron que respondia pela área de Infraestrutura Rodoviária, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), decidiu reavaliar a possibilidade de propor a criação de uma CPI para investigar o Dnit e a Valec.

Embora admita que a oposição teria mais chances de sucesso numa CPI no Senado - onde o líder tucano Álvaro Dias (PR), já conseguiu coletar 23 das 27 assinaturas necessárias -, Duarte acredita que a pressão da sociedade por providências pode alterar esse quadro:

- Nos últimos dias, o próprio governo já reconheceu que há irregularidades na pasta. E se a base governista entendeu a mensagem vinda do Planalto, não irá se opor à instalação de uma CPI para que as fatos sejam esclarecidos. Além disso, percebemos que a pressão da sociedade é crescente. Os parlamentares não vão remar contra a opinião pública.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: