domingo, 3 de julho de 2011

Repercussão

Dilma Rousseff, presidente da República

"Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta."

Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), ex-presidente

"O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza."

Fernando Collor (PTB), senador e ex-presidente

"Foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais"

José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado e ex-presidente

"Itamar marcou a vida política do país com sua personalidade inconfundível e extraordinário trabalho que desenvolveu a favor do povo. E porque foi no seu governo que o povo encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real."

Aécio Neves (PSDB-MG), senador

"Itamar se despede de Minas e do Brasil deixando atrás de si um imenso vácuo de saudade e admiração. Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções."

José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil

"Tristeza. Um amigo de todas horas. Solidário e sempre presente. Como presidente foi impecável na defesa da transição às eleições de 94."

José Serra (PSDB-SP), ex-governador de São Paulo

"Na presidência da República, deu uma contribuição fundamental ao nosso país, garantindo a normalidade democrática e abrindo o caminho para o Plano Real. Era um homem público transparente, íntegro e combativo."

Lindbergh Farias (PT-RJ), senador e um dos líderes dos caras-pintadas

"Era o melhor senador da oposição. Para quem estava nas ruas e lutou contra Collor, teve um papel importantíssimo."

Henrique Hargreaves, amigo e ministro de Itamar

"Quando dizem que será uma falta para o país, não é retórica. O que ficou na memória de todo mundo é verdade. Ele foi um grande homem."

Roberto Freire (PPS-SP), presidente nacional do PPS, partido de Itamar

"Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. O Brasil deve muito a esse grande homem."

Geraldo Alckmin (PSDB-SP), governador de São Paulo

"Ético, honrado e trabalhador, esses são alguns dos muitos adjetivos para definir sua conduta. Sua honestidade, simplicidade e capacidade de agregar pessoas foram preponderantes para unir o Brasil em um momento delicado."

Antonio Anastasia (PSDB-MG), governador de Minas Gerais

"Defendeu Minas Gerais de maneira especial, enquanto senador, realizou um belo governo à frente do Estado, e como presidente da República será sempre lembrado como aquele que encerrou o ciclo da inflação como autor do Plano Real."

Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente

"No PMDB, participou da árdua luta pela redemocratização. Foi prefeito inovador, senador diligente e, quando o país precisou, ousou na área econômica implantando o Plano Real."

VELÓRIO E CREMAÇÃO

JUIZ DE FORA

O corpo de Itamar Franco deve chegar às 10h de hoje à Câmara Municipal, e o velório acontece durante todo o dia

BELO HORIZONTE

Amanhã, a partir das 8h, o corpo será velado no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais. O velório terá honras de chefe de Estado

CONTAGEM

Depois do velório, o corpo segue para cremação no final da tarde. O procedimento era um desejo do presidente. A cerimônia será apenas para a família e amigos

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi pessoalmente Itamar Franco, numa de suas campanhas políticas em Poços de Caldas.Já o admirava antes e, depois, mais ainda, pela sua honradez, capacidade e, acima de tudo, acendrado amor pelo Brasil.
Somo-me a todos, neste momento de tristeza pela sua partida. Mas é uma partida tão somente carnal. O Itamar Franco ficá sempre vivo.