terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aécio cobra pacto de governabilidade

Isabella Souto e Leonardo Augusto

O senador Aécio Neves (PSDB) cobrou ontem do governo federal "coragem" para convocar a oposição a discutir um "pacto de governabilidade", de forma a interromper um "círculo vicioso" que está levando o país para a beira do "precipício". As críticas foram feitas durante palestra para empresários, em Belo Horizonte, e tiveram como alvo a crise no Palácio do Planalto com denúncias de corrupção que já levaram à queda de três ministros: Antonio Palocci (Casa Civil), Wagner Rossi (Agricultura) e Alfredo Nascimento (Transportes).

O primeiro ponto a ser revisto pelo governo, na avaliação de Aécio, é a alta concentração de recursos nas mãos da União – o que faz com que estados e municípios fiquem "estrangulados" e sem condições de atender a demandas da população. Em razão dessa dependência econômica do governo federal, muitos administradores têm preferido não fazer oposição. "Alguns estados do Nordeste, se não tiverem aliança com o governo federal, não pagam nem o salário do funcionalismo no fim do mês", afirmou o senador tucano.

De acordo com ele, é necessário que haja uma discussão ampla sobre o aparelhamento do Estado, a elevada carga tributária – que tem dificultado o crescimento e a competitividade da indústria nacional – e investimentos em qualificação da gestão pública. "Vemos um Estado paquidérmico, sem foco, sem instrumentos de auditagem que deveriam preceder os problemas que temos visto em larga escala", argumentou, referindo-se às denúncias de corrupção em Brasília. A crise tem levado o governo a uma "degradação" do ponto de vista moral.

Horas depois, também em Belo Horizonte, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, rebateu a declaração de Aécio Neves, dizendo que a oposição torce para a volta da inflação e para que a crise financeira internacional chegue ao Brasil. "Para falar de pacto de governabilidade, a oposição tem que primeiro parar de torcer contra o país", disse, durante entrevista coletiva para lançamento de movimento de oposição ao governo em Minas Gerais.

Em respostas às críticas de Rui Falcão, Aécio disse ontem à noite, durante homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que o petista desconhece as suas ações. "Eu me preocuparia se ele me elogiasse. Então as coisas estão no local correto. Eu acho que o PT devia se preocupar com as crises permanentes em que o governo está mergulhado", alfinetou.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: