quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Entrevista:: FHC diz que seria melhor para todos se Lula não disputar eleição de 2014


" Eu não vou voltar a disputar eleições, mas acho que ele, nesta altura, pensa em voltar. Não sei se daqui a dois ou três anos ele vai ter o mesmo pensamento. Vai depender da Dilma

Sérgio Roxo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista à Revista Alfa, que seria melhor para todos se o petista Luiz Inácio Lula da Silva não disputasse a eleição de 2014. "Cá entre nós, eu acho que seria melhor para o Lula e para todos nós que ele não voltasse", disse o tucano, em entrevista à revista que chega às bancas na sexta-feira.

Fernando Henrique, que completou 80 anos em junho, reafirmou que não irá mais disputar eleições e se disse "totalmente fora da política eleitoral." "A próxima eleição presidencial é em outubro de 2014, quando eu terei 84 anos. Você acha que é possível alguém com 84 anos querer ser presidente do Brasil? Estou bem de saúde, tenho energia e não estou totalmente gagá. Mas ser presidente é outra coisa. A tensão é muito grande. É uma vida muito pesada. Não dá."

Porém, o tucano acredita que, ao contrário dele, Lula tem vontade de voltar ao cargo que ocupou durante oito anos. "Eu não vou voltar a disputar eleições, mas acho que ele, nesta altura, pensa em voltar. Não sei se daqui a dois ou três anos ele vai ter o mesmo pensamento. Vai depender da Dilma."

O ex-presidente também falou sobre os bate-bocas públicos que trava com o petista e afirmou que isso deve ser encarado de uma forma natural. "Às vezes, o Lula provoca, eu reajo, não sei o quê. Mas é quase um jogo."

O tucano abordou ainda a defesa da liberação da maconha, bandeira que tem defendido nos últimos tempos. Ele acha que o tema não deve ser levado para o Congresso no momento. "Tem de discutir bastante, formar opinião, abrir espaços políticos. Depois, vai para o Congresso."

Fernando Henrique garantiu nunca ter tido uma "um experiência pessoal com drogas." Mas se viu vítima "da infâmia na política" quando o ex-prefeito de São Paulo Jânio Quadros o acusou de ser usuário durante a disputa das eleições de 1985. À época, FH declarou em entrevista ter sentido cheiro da droga em uma viagem aos Estados Unidos. "O Jânio usou a informação na eleição e isso teve um efeito bastante devastador: perdi a prefeitura."

O ex-presidente ainda falou sobre a paternidade reconhecida do filho Tomás. Fernando Henrique chegou a reconhecer formalmente o rapaz como filho, mas exames de DNA comprovaram que o tucano não é o verdadeiro pai biológico. "Nunca falei sobre o Tomás e, se agora fizeram o exame de DNA mostrando que ele não é meu filho, também não vou falar. Vou preservá-lo totalmente. No afeto e nos recursos. E eu gosto muito dele. Isso que é importante."

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: